Roteiro das Minas – um património único a visitar e preservar…

0

 “O mundo mineiro”, com suas características e curiosidades geológicas, continua a despertar grande interesse junto do público e de investigadores nas mais diversas áreas do saber, no desejo de penetrarem numa realidade complexa mas de reconhecida importância ao nível do território e das populações. As minas representam um património material e imaterial único e testemunham a história do homem e da sua relação com a Natureza. Por isso, é importante tornar estes territórios novamente visitáveis. 

É este o ponto de partida para o “Roteiro das minas e pontos de interesse mineiro e geológico de Portugal”, um projecto da Direcção-Geral de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA e de mais de uma vintena de outras entidades em todo o país. Tendo como objectivo principal a promoção de um conjunto de ofertas locais associadas ao património mineiro e geológico – visando proporcionar visitas confortáveis e experiências marcantes – o Roteiro pretende, deste modo, contribuir para o desenvolvimento local, apoiar a afirmação da oferta turística local com um conjunto de iniciativas, contribuir para a salvaguarda e rentabilização do património e promover o conhecimento científico. 

Para isso, o Roteiro conta neste momento com 26 locais de interesse (em breve passarão a ser 36) que se desdobram em cerca de uma centena de pontos visitáveis, entre minas e museus mineiros, museus geológicos, centros de interpretação e paisagens naturais com relevância geológica que podem ser usufruídos de uma forma lúdica, mas também numa perspectiva pedagógica e científica. O Roteiro disponibiliza um site na Internet onde poderá saber mais sobre a realidade mineira e estes pontos de interesse mineiro e geológico de Portugal – www.roteirodeminas.pt  – o qual aconselhamos a visitar antes de partir para um fascinante “mundo novo”! 

Ali encontrará referência à oferta existente, informação científica relevante para o entendimento do local e sobre a logística necessária à descoberta dos locais, incluindo a sua georeferenciação e construção de itinerários. Disponibiliza ainda informação sobre restauração, alojamento e outros motivos de interesse a visitar; assim como publica notícias sobre eventos e exposições temporárias que ocorram nesta área de saber.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta