Amigos dos Açores no Programa “Ciência Viva no Verão” com visitas à Gruta do Carvão

0

A partir de 18 de Julho e até 12 de Setembro realizam-se uma série de visitas guiadas à Gruta do Carvão, sita junto ao Paim em Ponta Delgada, integradas no programa “Ciência Viva no Verão”.

As inscrições deverão ser efectuadas em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2011/

Esta iniciativa, intitulada “À descoberta do interior da Ilha de São Miguel”, pretende proporcionar uma visita guiada à referida gruta, precedida de uma explicação sobre o enquadramento geológico da mesma na ilha e sobre a sua formação, bem como a divulgação de um código de conduta para quem visita grutas.

A riqueza da Gruta do Carvão reside, sobretudo, na grande variedade de aspectos geológicos, com estruturas e fenómenos típicos do vulcanismo que nela se podem observar.

Classificada como Monumento Natural Regional em 2005, a Gruta do Carvão é o maior túnel gerado por erupções vulcânicas no arquipélago dos Açores, totalizando os três troços que a integram uma extensão de quase dois quilómetros, sendo que a área visitável do troço do Paim tem 880 metros de comprimento.

O programa “Cência Viva no Verão” é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em colaboração com diversas instituições com o objectivo de aproximar a ciência do público em geral.

Mais informações sobre a Gruta do Carvão podem ser consultadas em: http://amigosdosacores.pt/grutadocarvao/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta