Grande Rota Caminho do Atlântico na Rede Natura do Oeste

0

A Grande Rota Caminho do Atlântico – Rede Natura do Oeste encontra-se inserida na Grande Rota Europeia E9 que se inicia em S. Petersburgo na Rússia e finalizará no Cabo S. Vicente.

Esta Rota – Cabo Carvoeiro e Praia da Consolação – constitui um caminho de aventura ao longo de 66 Km da costa Oeste, entre a Praia da Assenta Sul, em Torres Vedras e o Cabo Carvoeiro em Peniche, atravessando a costa da Lourinhã e grande parte do Sítio da Rede Natura 2000 Santa Cruz – Peniche e ainda uma pequena parte do Sítio Sintra/Cascais, que termina na zona sul do concelho de Torres Vedras.

O Cabo Carvoeiro é um dos pontos mais emblemáticos do município de Peniche e uma das paisagens mais reconhecidas a nível nacional. Neste local, testemunha de numerosos naufrágios ao longa da história, podem observar-se estruturas geológicas únicas, ver os pescadores que costumam ocupar as falésias e contemplar o mar até às Berlengas.

A zona entre a Consolação e S. Bernardino é composta por um empilhamento de sedimentos do Jurássico Superior com mais de 150 milhões de anos (Kimeridjiano) e é uma das principais áreas de estudo deste Período geológico em Portugal.

[mappress]
Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta