Rota do Românico e a reabilitação dos monumentos

0

A Rota do Românico está a encetar uma nova fase de requalificação dos monumentos que integram a sua rede patrimonial. A Ponte de Espindo, em Lousada, é o primeiro a ser reabilitado.

As ações a desenvolver têm como objetivo a conservação e salvaguarda do património edificado, incluindo o património móvel e intangível que lhe está intrinsecamente ligado, bem como a valorização das envolventes aos monumentos e a implementação de equipamentos de acolhimento e informação aos visitantes e turistas da Rota do Românico.

O investimento ascende a um montante de 700 mil euros, correspondendo à primeira fase do projeto, e contempla ações de reabilitação em monumentos dos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel.

A Ponte de Espindo, em Lousada, marcou o início desta nova fase, estando a ser alvo de uma intervenção, no valor de 15.631,03 euros, que visa a conservação do imóvel, nomeadamente ao nível dos paramentos, com limpeza e refechamento de juntas, conservação dos pavimentos de madeira, desmatação e limpeza das margens do rio, entre outras.

Entretanto, foi também já adjudicada, no montante de 19.122,27 euros, a empreitada da Ponte de Vilela que, à semelhança da de Espindo, terá como objetivo a conservação do monumento, com limpeza dos paramentos, pavimentos e talhamares e o refechamento de juntas em mau estado de conservação. A limpeza das margens do rio e a substituição da luminária envolvente serão igualmente contempladas.

A conservação e requalificação deste património insere-se na Estratégia de Eficiência Coletiva da Rota do Românico, aprovada no âmbito do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, uma iniciativa financiada pelo QREN e que tem como objetivo a valorização económica de recursos distintivos dos territórios.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta