Lisboa Ciclável e o Verde Movimento

0

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e a Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Ambiente e Espaços Verdes e o Verde Movimento Alfacinha organizam a 18 de Setembro de 2011, em Lisboa,  um passeio de bicicleta em comemoração da Semana Europeia da Mobilidade (que decorre de 16 a 22 de Setembro).

A concentração será feita às 9h30 no Jardim Amália Rodrigues (topo do Parque Eduardo VII), com partida às 10h e chegada às 12h ao mesmo local.

O percurso será maioritariamente em Ciclovia e terá cerca de 16km de extensão.

O evento é aberto a todos. Para os que não façam prova de terem um seguro de Acidentes Pessoais o passeio tem o custo de 2,5 Euros que pode ser pago no local da concentração a um representante da FPCUB.

A utilização da bicicleta nas cidades

Participe em eventos como este na sua cidade e aproveite para utilizar a bicicleta juntamente com os transportes públicos. Talvez verifique a possibilidade de integrar estas novas experiências no seu dia-a-dia e substituir a utilização do automóvel individual, caso ainda o utilize. Passará a contribuir para uma atmosfera menos poluída e uma cidade menos ruidosa e com mais espaço livre. Também poupará dinheiro e ficará em boa forma física.

A utilização da bicicleta e o andar a pé em complemento com o uso de transportes colectivos, além de escolhas saudáveis em termos físicos e psíquicos para quem as praticar, reduz consideravelmente as emissões poluentes. Em cada ano um automóvel emite três vezes o seu próprio peso em poluentes enquanto uma bicicleta não polui… As pessoas têm de ser envolvidas na necessária mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em particular em relação à utilização do automóvel privado para que as suas escolhas individuais não afectem negativamente a vida colectiva.

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica. Este evento tem como objectivos gerais:

• Dar a conhecer Lisboa através da bicicleta.

• Promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer para as deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola.

• Chamar a atenção para as questões da poluição do ar.

O Verde Movimento

O Verde Movimento, segundo os seus promotores, “… é a cor que nasceu do desejo de tornar o mundo em que vivemos mais limpo, mais sustentável, mais consciente, mais Verde Movimento. Apostamos na sensibilização através de acções localizadas. Pessoa a pessoa, cidade a cidade, queremos mostrar que não só é possível, como também pode ser simples tornar o nosso dia-a-dia mais ecológico. Para isso é necessário que pessoas e empresas façam do Verde Movimento a sua bandeira, a sua missão para um futuro melhor.

Queremos ver produtos verde movimento nas prateleiras das lojas, queremos mudar consciências e espalhar o Verde Movimento por todo o país, porque afinal de contas, esta nova cor mais não é do que um símbolo de futuro melhor para todos.”

Este movimento irá estar integrado na Semana da Mobilidade no Jardim Amália Rodrigues, no topo do Parque Eduardo VII, nos próximos dias 17 e 18 de Setembro. As atividades são diversas e destinadas a públicos diversificados.

Mais informações sobre esta e outras actividades em www.verdemovimento.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta