16 de Outubro – Pelos trilhos do românico

0

A Rota do Românico propõe-lhe para o próximo domingo, dia 16, mais um percurso pedestre, desta feita pelos trilhos do românico.

Aproveite para fazer exercício físico, enquanto desfruta do património histórico, cultural e paisagístico do Tâmega e Sousa.

O território a palmilhar será, desta feita, os concelhos de Paredes e Penafiel, com uma caminhada onde poderá apreciar alguns dos monumentos mais emblemáticos e expressivos da arquitetura românica do Tâmega e Sousa, com as suas características muito peculiares e muito regionalizadas.

Aliás, terá sido em Paço de Sousa, um dos pontos de paragem deste percurso, que se forjou uma corrente com base na tradição pré-românica influenciada, igualmente, por temas originários do românico de Coimbra e do Porto, dando origem ao que designou por românico nacionalizado.

Com uma extensão de cerca de 12 quilómetros, o percurso pedestre terá início e fim na Ermida da Nossa Senhora do Vale, em Paredes, pelas 8.45 horas, e paragem em mais três monumentos da Rota do Românico: Mosteiro de São Pedro de Cête, Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa e Memorial da Ermida. A caminhada fica completa com “momentos de descanso” na Ponte do Vau, Casa da Companhia, Capela de São Lourenço, Igreja de São Vicente de Irivo e Moinhos de Irivo.

O Percurso Pedestre “Pelos trilhos do românico” conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Cête, Irivo e Paço de Sousa; Associação de Dadores de Sangue Terras do Vale do Sousa; Associação Mais Cête; Centro Social de Cête – Grupo de Ginástica Aero-Light 3C; Escoteiros de Portugal – Grupo 203 de Paço de Sousa.

Inscrições

Rota do Românico, em Lousada

Centro de Informação da Rota do Românico – Mosteiro de Paço de Sousa

Juntas de Freguesia de Cête, Irivo e Paço de Sousa

T +351 255 810 706 / +351 910 376 170

cirr.pacodesousa@valsousa.pt

Programa

08h45 – Ermida da Nossa Senhora do Vale

Mosteiro de São Pedro de Cête

Ponte do Vau

Casa da Companhia

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

Capela de São Lourenço

Memorial da Ermida

Igreja de São Vicente de Irivo

Moinhos de Irivo

13h00 – Ermida da Nossa Senhora do Vale

Âmbito: Histórico, cultural e paisagístico

Extensão: 12 km

Duração: Cerca de 4 horas

Grau de dificuldade: Fácil/Moderado

Inscrição: Gratuita

Almoço (facultativo): 5 euros

Local:

Concentração junto à Ermida da Nossa Senhora do Vale, em Paredes.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta