Caminhada pedagógica para assinalar Dia das Montanhas

0

A Fundação Mata do Buçaco assinala o Dia Internacional das Montanhas (que se comemora a 11 de dezembro), no próximo dia 13 de dezembro, com uma caminhada pedagógica. A actividade, desenvolvida no Ano Internacional das Florestas, será realizada com os alunos da Escola EB1 de Barcouço.

Consciencializar os mais novos para a importância das Montanhas, enquanto ecossistemas com grande biodiversidade de fauna e flora, e alertar para a sua preservação são os objetivos desta iniciativa.

A atividade tem início pelas 10h00, na Mata Nacional do Buçaco, em plena Serra do Buçaco, junto aos Jardins do Palace Hotel do Bussaco e culmina, às 12h00, no mesmo local.

A caminhada vai contar com a participação de cerca de 45 crianças e inclui dois percursos, onde serão abordados os seguintes temas: “A Altitude e as Montanhas” e “Os animais e as plantas da Montanha”.

Os mais pequenos vão ter ainda a oportunidade de passar por alguns locais emblemáticos da Mata Nacional do Buçaco, tais como, as Portas de Coimbra, o Miradouro do Caifaz, o Cedro de São José e os jardins do Palace Hotel do Bussaco.

Por isso, este dia é um bom motivo para explorar e conhecer um pouco mais da longa e rica história da “Montanha Sagrada” que é a Serra do Buçaco, as suas origens, a suas riquezas naturais, a sua diversificada e secular floresta e as suas histórias.

O Dia Internacional das Montanhas foi instituído, em 2002, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para consciencializar a importância da sua preservação. Contudo, destruição e degradação paisagística das montanhas, que são os ecossistemas terrestres mais ricos do planeta, têm vindo a aumentar consideravelmente, devido à pressão humana direta e indireta, através do aquecimento global e alterações climáticas associadas.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta