07 de Janeiro – Caminhada Montejunto Alternativo

0

7 janeiro 2012 o dia inteiro

Local: Casa da Serra – Montejunto

Cidade: Vila Verde dos Francos

Telefone: 914433623

Evento organizado pelos membros do CAOS grupo de: torres, vedras, (em, colaboração, com, os, mariolas)

Organizado por: João Barbosa

Organizado pelo grupo de Torres Vedras, para aderir e participar no grupo :

http://caminharemportugal.com/group/torres-vedras

Hora de Início: 9.30 horas

Descrição: Partindo da Casa da Serra seguiremos para SE, pelo estradão do meio. À direita, a vista fabulosa sobre o Alto Concelho de Alenquer. À esquerda, as encostas, a “falha de Montejunto” e o vale cavado que limita inferiormente o “Carreiro dos Esses”. Passada a Casa do Guarda de Cabanas, viramos para Oeste, pelo vale da Penha da Figueira, iniciando a subida de um dos trilhos menos pisados da Serra de Montejunto, uma passagem estreita de piso irregular entre carrascos e mato denso. No cruzamento com o “Carreiro da Senhora”, passado um antigo forno de cal, que já mal se identifica, desceremos ligeiramente, deixando a mata de antenas à direita, para, mais adiante reencontrarmos o “Carreiro dos Esses”, perto do seu limite superior, até ao qual subiremos. Depois, rodaremos para sul até encontrarmos a orla superior da mancha de pinheiro manso que envolve a Casa da Serra. Passada a estrada Vila Verde-Montejunto, rodaremos para Norte seguindo até ao que resta do Moinho do Céu, um miradouro extraordinário onde o olhar se perde até às Berlengas. Antes um momento descanso na espantosa varanda calcária precipitada sobre Pereiro e Avenal. Abandonado o moinho, é tempo de descer o Vale da Salve Rainha, um trilho de piso muito irregular entre densa vegetação . Vencido o vale, rodaremos à esquerda, pisando parte de uma PR do Cadaval, que adiante abandonaremos, rodando à esquerda para, depois de nova subida, descermos longamente até praticamente tocar o Pereiro. A partir daí é sempre a subir, ganhando altura e “vista”, percorrendo um impressionante corredor verde . E depois… a Casa da Serra. Finalmente!! Agora é seguir rapidamente para um merecido almolanche.

Distância: 16 Kms

Hora Prevista para o Fim: 16.00

Grau de Dificuldade: 4 (1 a 5). Uso de calções desaconselhado.

Coordenadas de GPS: N 39° 10′ 26.79″; W 9° 5′ 6.13″

Como chegar:

Pela A1: Saída Carregado, direção Alenquer -> Alenquer, direção Torres Vedras -> Merceana, direção Cadaval -> Cortegana, Atalaia, Casais da Portela, até Vila Verde -> À saida, à direita, para Montejunto -> Seguir até à placa de limite do Cadaval.  À direita, numa mancha de pinheiro manso, está a Casa da Serra.

Pela A8: Saída Campelos/Outeiro da Cabeça, direção Outeiro -> 1ª rotunda, direção Outeiro -> 2ª rotunda, direção Cadaval -> Estrada do Cadaval, à direita para Vilar -> Vilar, nos semáforos, à direita -> Rechaldeira, a seguir, na rotunda, direcção Sobral-> À entrada de V. V dos Francos, à esquerda, direção Montejunto -> Seguir até à placa de limite do Cadaval.  À direita, numa mancha de pinheiro manso, está a Casa da Serra.

Contactos (João Barbosa): 914433623; barbosa.mjc@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta