08 de Janeiro – Regresso ao passado em Conimbriga

0

http://youtu.be/6bl5AvlvixM – reconhecimento

Ruínas de Conimbriga

Antiga cidade da Lusitânia romana cujas ruínas se encontram na área de Condeixa-a-Velha. Localizada na via militar que ia de Olisipo (Lisboa) a Brácara (Braga), a povoação foi romanizada a partir da 2ª metade do século II a. C. e atingiu grande prosperidade. Conquistada e parcialmente destruída pelos Suevos em 468, entrou em decadência, o que levou à transferência da sua sede episcopal para Emínio (a actual Coimbra) pelo século VI, – em 561 o seu bispo Lucêncio assistiu ao Concílio de Braga depois de ter sido, ao que se supõe, um dos fundadores do Mosteiro do Lorvão. E deste modo Conimbriga perdeu não só a categoria episcopal mas até o próprio nome que sendo titular do bispado passou a ser designação da nova sede, originando o topónimo Coimbra. A partir de 1930 têm vindo a ser postas à luz do dia as suas ruínas, mas só uma pequena parte se encontra revelada. Além da parte da muralha e das ruínas da basílica paleocristã já se encontram a descoberto: a Casa dos Repuxos, com belos mosaicos, duas vivendas igualmente pavimentadas com mosaicos, uma casa nobre com quatro peristilos e balneário privativo, vestígios do fórum e as grandes termas do sul. Anexo às ruínas encontra-se o Museu Monográfico de Conimbriga que contém o espólio recuperado nas sucessivas escavações.

Percurso circular: Saída de Condeixa-a-Velha, do largo da GNR na rua de Longjumeau, contornando as ruínas de Conimbriga (com possibilidade de visita às mesmas… se ainda com entrada gratuita aos domingos de manhã), tomamos a direcção do vale da ribeira de Bruscos ruma à povoação de Peixeiro. Seguimos na direcção de Ameixeira e depois desta povoação, seguimos em estradão florestal, passando depois por um trilho de pé posto, com visita aos arcos do anfiteatro romano e regresso ao ponto inicial.

Distância: cerca de 13 km.

Grau de dificuldade: média.

Ponto de encontro: largo da GNR, na rua de Longjumeau.

Coordenadas: 40º6’31.29″N 8º29’58.87″W

Hora de concentração: 9h00.

Início/fim da actividade: 9h30 / 15h30m.

Almoço: em modo de picnic, durante a caminhada. No final da actividade haverá um petisco/convívio no restaurante “Filipe” no Sebal (Condeixa), com os seguintes ingredientes: rissóis, bolos de bacalhau, “pica-pau”, moelas, iscas, sardinhas de escabeche, chouriço assado… sobremesa e café.

Preço por pessoa: 9,50€

Recomendações: trazer roupa adequada às condições meteorológicas (uma muda se chover), almoço e 1l de água.

Estas caminhadas são gratuitas e não têm seguro, cada um caminha por sua conta e risco.

Organizadore / CAOS de Coimbras: Maria Vieira (tlm 911099631), Manuel Amado (917285133), Carlos Mota (967895583), Tiago Mota (914921162), Susana Mota (915097135).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta