Revolução no Turismo começa no Alentejo

0

Postos de turismo do Alentejo vão utilizar 50 mesas interactivas da EDIGMA, com conteúdos da InfoPortugal, para criar uma experiência de turismo única e pioneira a nível mundial.

A “Rede de Informação Turística do Alentejo”, um projecto promovido pela Entidade Regional de Turismo, vai equipar 50 postos de turismo de 47 concelhos do Alentejo com mesas interactivas.

Com vista à criação de uma experiência turística memorável, que eleve o acolhimento e a hospitalidade de toda a região ao patamar de caso de estudo à escala internacional, estabeleceu-se uma parceria entre duas empresas de créditos firmados na área dos projectos interactivos.

Enquanto que a EDIGMA desenvolverá a estrutura das mesas interactivas, a tecnologia e uma plataforma colaborativa comum aos postos de turismo, a InfoPortugal ficará a cargo dos conteúdos digitais de geo-localização.

Com pormenores estéticos alusivos à região, tais como a utilização da cortiça, de formas fluidas ou da predominância de cores neutras que remetem para as planícies alentejanas, estas mesas apresentam uma ergonomia e funcionalidade especialmente adaptadas a qualquer utilizador ou localização.

Quanto à aplicação, esta destaca-se pela forma intuitiva como os turistas podem explorar um mapa interactivo com pontos de interesse, acedendo a informações como “onde comer”, “onde dormir”, “o que fazer”, “o que visitar”, meteorologia, eventos e rotas.

Mediante a descrição, imagens e localização de cada ponto turístico, os visitantes estarão em condições de planear devidamente a sua estadia e percurso, tanto de forma independente, como apoiados pelos profissionais dos postos de turismo. Assim, também estes sairão beneficiados, reforçando assim a qualidade da informação turística prestada e o seu sentimento de pertença em relação à região.

Tudo isto, aliado à componente de design com motivos característicos da região, permitirá tornar estas soluções interactivas em verdadeiros elementos diferenciadores e promotores do turismo no Alentejo.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta