À descoberta de trilhos para a ligação Lisboa-Porto em bicicleta

0

Ano Novo, Trilhos novos

Poderia ser este o mote para o arranque do estudo da nova Ecovia Lisboa-Porto (ou vice-versa) que em breve ligará a capital à cidade Invicta por trilhos e caminhos registados em GPS, maioritariamente em terra batida e com algumas (inevitáveis) ligações em asfalto. Para completar o suporte logístico será criado também um roteiro turístico de apoio ao viajante em bicicleta.

Um percurso com mais de 300 quilómetros para viajar em bicicleta com reduzido risco de acidente rodoviário, dando ao turista o prazer de pedalar ao longo do litoral português.

Neste artigo, descrevemos algumas das pedaladas naquele que foi o primeiro dia de exploração de trilhos: um domingo solarengo com temperaturas frescas pelos bonitos mas nem sempre bem tratados caminhos florestais do Parque Natural de Sintra-Cascais.

É conhecido que a zona da Grande Lisboa é densamente urbanizada e detentora de uma rede viária com tráfego intenso nas principais vias. Assim, a Ecovias de Portugal optou por definir que a primeira etapa da Ecovia Lisboa-Porto iniciará em Cascais, com o viajante a fazer-se transportar mais a sua bicicleta nos comboios urbanos da CP, partindo do Cais-do-Sodré até esta antiga vila piscatória, de onde arrancará por ciclovias, trilhos e caminhos até à Ericeira, o final da primeira etapa.

Pode ler o artigo completo na revista Passear nº. 11

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta