Barreiro aposta na Natureza

0

Câmara do Barreiro aprova criação da Reserva Natural local do Sapal do rio Coina e Mata Nacional da Machada.

Foi aprovada a 15 de fevereiro, em Reunião Ordinária Pública de Câmara, a proposta de criação da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada. A área em questão corresponde a cerca de 800 hectares e apresenta valores naturais, patrimoniais e paisagísticos que o Município quer preservar, requalificar e valorizar.

Durante esta reunião descentralizada, que decorreu nas instalações da União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina, Nuno Banza, Vereador com responsabilidades municipais na área da Sustentabilidade Ambiental contextualizou que, nos últimos anos, foram elaborados alguns estudos científicos na área em questão (levantamento de fauna, estudos da flora e vegetação e monitorização de quirópteros) que revelaram importantes dados acerca da biodiversidade do território e confirmaram os valores naturais em presença. Ao longo desde tempo, foram também promovidos diferentes momentos de auscultação junto do público, permitindo dizer que, de uma forma geral, a população concorda com a criação desta área protegida.

Refira-se que a criação desta Reserva assenta, designadamente, no objetivo de reforçar a ligação ao Rio, destacar componentes culturais ligadas aos Descobrimentos e promover a capacidade de atração dentro da AML – Área Metropolitana de Lisboa.

Carlos Humberto de Carvalho referiu, a este respeito, que “grosso modo, os objetivos aqui traçados têm a minha concordância” e, assim sendo, afirmou estar em condições de fazer esta primeira aprovação. “Parece-me um passo importantíssimo”, disse.

Refira-se que no âmbito da criação da Reserva Natural do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada, o respetivo Projeto de Regulamento vai estar disponível para consulta pública no decorrer do mês de Março, procurando reunir os contributos de todos os interessados.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta