Câmara Municipal incentiva iniciativas de desenvolvimento rural e turístico

0

Implementar uma estratégia de dinamização a iniciativas que promovam o desenvolvimento rural e turístico é uma das apostas da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Na reunião do dia 23 de Janeiro, o executivo municipal aprovou celebrar dois protocolos com duas associações do concelho, nomeadamente com a Associação Cultural e Recreativa de Caça, Pesca e Gastronomia Tradicional para o Desenvolvimento Rural e Turístico do Vale de Estorãos e com a Lima Terrae – Cooperativa de Produtos Alimentares, Artesanais e de Desenvolvimento Rural, C.R.L.

Ambos os acordos a celebrar visam promover a valorização económica de recursos específicos do concelho.

O protocolo com a Associação Cultural e Recreativa de Caça, Pesca e Gastronomia Tradicional para o Desenvolvimento Rural e Turístico do Vale de Estorãos, tem como objectivo a constituição de um parque de lazer e recreio para a prática de BTT e Downhill, designado por “Bike Park de Ponte de Lima”, a implementar na encosta da Serra de Arga, abrangendo as freguesias de Estorãos e Cabração. Este projeto vem dar resposta à necessidade de explorar as evidentes sinergias existentes entre o turismo de natureza e o turismo activo, rentabilizando as excepcionais características daquele território de montanha para a realização das modalidades de BTT e Downhill, particularmente a nível do seu declive e da rede de caminhos existente.

Ambos os subscritores deste protocolo têm um interesse comum na criação e desenvolvimento de produtos turísticos na Serra de Arga, tais como rotas/percursos e serviços de animação turística, geradores de riqueza e emprego no espaço rural, permitindo fixar população e aproveitar recursos endógenos, transformando-os em factores de competitividade.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou também celebrar um protocolo com a Lima Terrae – Cooperativa de Produtos Alimentares, Artesanais e de Desenvolvimento Rural, C.R.L. no sentido de dinamizar um projecto a desenvolver na Cadeia das MulheresCentro de Prova do Vinho Verde e dos Produtos Locais.

O emblemático edifício da Antiga Cadeia das Mulheres, de grande valor cultural e patrimonial, localizado em pleno Centro Histórico da Vila foi alvo de uma profunda remodelação, passando a denominar-se Cadeia das Mulheres – Loja Rural.

Este novo espaço, a inaugurar no dia de Ponte de Lima, irá privilegiar a promoção do Vinho Verde e dos Produtos Locais, incluindo venda ao público do vinho e dos produtos regionais, que se distinguem pela qualidade e excelência.

O projeto será dinamizado pela Lima Terrae – Cooperativa de Produtos Alimentares, Artesanais e de Desenvolvimento Rural, que tem como objeto principal da sua atividade a comercialização e promoção de produtos alimentares e artesanais, bem como a promoção, dinamização e valorização dos produtos comercializados.

Através desta parceria, entre Município de Ponte de Lima e Lima Terrae, está garantida a promoção e qualificação de acções geradoras de dinâmicas económicas com base nos produtos da terra.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta