Portugal Romano

0

O projeto Portugal Romano vai apresentar  «PortugalRomano.com» – Novas formas de divulgação da arqueologia. A sessão irá decorrer no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, no próximo dia 18 de fevereiro pelas 17.00 e é uma organização conjunta da Secção de História da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Projeto «Portugal Romano».

A criação do site decorreu do reconhecimento e da importância crescente sobre o tema, que a plataforma de Facebook veio proporcionar.

O portal do Facebook é diariamente frequentado, e, neste momento, atingiu o limite de capacidade, 5000 pessoas (amigos), contudo é um portal aberto pelo que qualquer pessoa pode participar.

O site foi criado para sistematizar a informação recolhida, e que se encontrava dispersa em trabalhos de arqueologia, blogues ou sites particulares, muitos dos quais já sem atividade.

Atualmente o site encontra-se ativo, e desenvolve reportagens de caráter informativo sobre Sítios Arqueológicos do período Pré-romano, Romano e Antiguidade Tardia, bem como disponibiliza informação sobre os Museus com acervo arqueológico.

O projeto “vive” recorrendo ao apoio de várias pessoas de vários quadrantes da sociedade (Arqueólogos, Jornalistas, Investigadores, Museólogos, etc.).

É importante para este projeto manter um elo estreito com as Entidades Nacionais (Igespar, Câmaras Municipais, etc) no sentido de divulgar a informação relativa à Arqueologia Romana;  sobre Museus e Centros Interpretativos ou outras atividades relacionadas com a temática da ocupação romana do território Português.

O Projeto «Portugal Romano» pretende, a médio e longo prazo, criar várias ações sustentadas por forma a elaborar algo de novo no conceito do turismo cultural e desenvolvimento sustentado através do respeito e preservação do legado romano.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta