III Semana da Floresta de 17 a 24 de Março

0

O Município de Ponte de Lima promove de 17 a 24 de Março a III Semana da Floresta.

Dinamizada através do Gabinete Técnico Florestal, Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro de Arcos, conta com a colaboração da Associação Florestal do Lima, Lions Clube de Ponte de Lima; Coopalima e Escola Profissional de Ponte de Lima.

Ponte de Lima tem-se destacado por seguir uma política ambiental sustentável promovendo ações de sensibilização e informação junto da comunidade para uma maior rentabilização dos recursos endógenos, nomeadamente na proteção e gestão da floresta, que por sua vez aumenta a melhoria da qualidade de vida, a diversificação das dinâmicas económica, social e cultural, a qualificação da oferta turística, entre outras.

Com um programa repleto e diversificado, esta III Semana da Floresta destina-se a toda comunidade, com incidência à população estudantil, no sentido de consciencializar para a preservação dos espaços florestais que ocupam grande parte do nosso concelho.

A semana começa com a realização de um seminário, que decorre na parte da manhã no auditório municipal de Ponte de Lima e de tarde na Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima onde será abordada a segurança na utilização de máquinas agrícolas e florestais. Sensibilizar os agricultores/produtores florestais para a importância das normas de segurança, evitando assim acidentes que normalmente provocam vítimas mortais, são os objetivos desta ação. Da parte da tarde haverá uma exposição/demonstração prática de como cumprir essas regras. As restantes atividades serão quase todas dirigidas à população escolar, com a participação de cerca de 800 alunos do concelho com excepção do dia 21 onde haverá uma campanha para a população em geral nas ruas de Ponte de Lima. O objectivo desta atividade é alertar as pessoas para a importância da floresta, sensibilizando-as para a sua preservação.

A concluir os trabalhos desta semana, dedicada à preservação do meio ambiente, destacamos o percurso pedestre, em Rendufe, no dia 24 de março, às 9h30. Esta ação permitirá dar a conhecer os recém-inaugurados projetos de pesca e de silvopastorícia.

Outra atividade a realizar, dirigida à população escolar, é a colocação de placas identificativas das diferentes espécies que existem nos centros escolares de Freixo, Facha, Ribeira, Gandra e do Trovela, assim como em alguns espaços urbanos de Ponte de Lima. Com esta iniciativa pretende-se que os alunos se vão familiarizando com as diferentes espécies de árvores e com as suas características, valorizando desta forma a importância da diversidade.

Sendo a Associação Florestal do Lima a entidade gestora da ZIF de S. Lourenço no concelho de Ponte de Lima promove no Centro Educativo do Trovela a criação de uma mini-zif, na freguesia de Fornelos. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer aos mais novos, os objectivos de criação das ZIFS e como estas funcionam.

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima associa-se a esta Semana da Floresta, promovendo um conjunto de atividades, como o Teatro de Fantoches que apresenta “A velhinha da floresta”.

Na Hora do Conto lê-se a história “A Árvore Generosa”

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta