TURIHAB promove projeto – piloto de criação de itinerários temáticos no Minho-Lima

0

Portugal é detentor de um conjunto de características únicas para o desenvolvimento do Turismo Equestre. A existência de cavalos de origem portuguesa Puro Sangue Lusitano, Garrana e Sorraia, o clima ameno, a paisagem e a orografia diversificadas, o acolhimento das populações, a qualificação de recursos humanos e a segurança, propiciam uma dinâmica chave para a formatação do produto e a afirmação de Portugal como um destino de excelência de Turismo Equestre.

O Turismo Equestre representa um importante segmento de Turismo de Natureza, do Turismo de Habitação, do TER, do Turismo Activo e Cultural. A potenciação desta actividade contribui para a qualificação da oferta turística, nomeadamente, pela diversificação e dinamização do potencial e da animação turística, da gastronomia e vinhos com efeitos na redução da sazonalidade. O Turismo Equestre contribuiu para o reforço da coesão territorial.

Em boa hora o Turismo de Portugal desafiou a TURIHAB – Associação do Turismo de Portugal para desenvolver um projeto-piloto para criação de “Itinerários temáticos do Turismo Equestre”, na NUT III Minho-Lima, contemplando a metodologia e requisitos aplicáveis ao desenvolvimento desta atividade turística, tendo sido validada pela Federação Equestre Portuguesa, e os quais poderão vir a ser  replicados nas regiões de Portugal com potencial para fomentar o Turismo Equestre. O Turismo do Porto e Norte de Portugal foi responsável pela elaboração de um Guia de Boas Práticas para agentes.

A escolha da região piloto NUT III Minho-Lima, que abrange dez concelhos, justifica-se pelas suas características geográficas, os recursos naturais patrimoniais e culturais da região, bem como a oferta turística complementar (golfe, gastronomia, enoturismo, Termas, desportos náuticos, etc.), associados à existência de itinerários de relevo historico-cultural como o Caminho de Santiago, a Geira romana e a XIX Via Romana, os Solares e as Aldeias de Portugal.

Nesta região existe, ainda, a maior concentração de unidades de Turismo de Habitação e de Turismo no Espaço Rural, sendo sede das redes dos Solares de Portugal e das Aldeias de Portugal, e tem uma forte tradição e história ligada ao mundo dos cavalos, bem patente em festas, feiras e romarias.

A região Minho-Lima possui uma grande concentração de cavalos da raça garrana que vivem em plena liberdade nas montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês e nas Serras de Arga, Boalhosa, Corno de Bico e Armada. Esta raça é motivo de uma candidatura a Património Português.

A importância do cavalo para as gentes do Minho-Lima reflecte-se, com veemência, na prática de equitação e na grande concentração de centros equestres na região. Também a criação de instalações específicas para a realização de eventos equestres, tem trazido para a região, grandes acontecimentos equestres, reflectindo a enorme paixão local pelo cavalo e a notoriedade da região junto dos organizadores.

Esta região reúne um conjunto de características ímpares para a criação de itinerários equestres em articulação com outras valências turísticas e desportivas, fomentando a ligação deste segmento do Turismo Natureza com o Touring Cultural e Paisagístico, o Turismo de Habitação / TER, a Gastronomia e os Vinhos Verdes.

No âmbito  do projeto, foram identificados, neste território, 4 itinerários equestres com as seguintes temáticas: 1 – “ Pelas Aldeias de Portugal”; 2 – “Do Minho ao Lima”, 3 – “Entre as lagoas e a Serra de Arga” e 4 – “Pelos Caminhos de Santiago”, os quais são, agora, passíveis de implementação e promoção pelos agentes turísticos, em parceria com as entidades públicas, numa ótica de enriquecimento e diferenciação da oferta turística.

O futuro do desenvolvimento sustentável do Turismo Equestre traduz-se na articulação do sector com outras actividades complementares de animação ao abrigo da cultura do Cavalo, podendo constituir um referencial e a principal motivação de visita do destino equestre em Portugal.

Descubra os Itinerários Equestres em http://www.solaresdeportugal.pt/PT/cavalos.php

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.