VI Festival da Paisagem em Oleiros – De 26 de maio a 17 de junho

0

Arrancou no passado fim de semana em Oleiros, no dia 26 de maio, a sexta edição do Festival da Paisagem promovido pelo município de Oleiros e Geopark Naturtejo. Integrado no âmbito da Semana Europeia dos Geoparques, o Festival abriu com chave de ouro com a realização da já mítica GeoRota do Orvalho, evento que atraiu 357 participantes e que culminou com um jantar medieval.

O evento prolonga-se no próximo fim de semana com a inauguração da inédita exposição “Património Geomineiro de Oleiros, no Posto de Turismo de Oleiros e cuja inauguração está prevista para o dia 2 de junho, pelas 18 horas. Patente até ao final do mês naquela infraestrutura municipal, a mostra resulta de uma produção conjunta entre o Geopark Natrutejo e o município oleirense e pretende dar a conhecer ao público a exploração mineira que ocorreu no concelho. Esta centralizou-se em vales, mais precisamente em Álvaro (exploração de Estanho), Borralhal (exploração de Cobre) e Fragas do Cavalo (exploração de Volfrâmio).

A este acontecimento, segue-se o imperdível lançamento do documentário “Ouro negro: a outra face”. Aberto a toda a população, o evento terá lugar no mesmo dia, pelas 19 horas, no auditório da casa da Cultura de Oleiros e vem realçar a exploração de Volfrâmio no concelho, mais precisamente, nas Minas das Fragas do Cavalo. O documentário foi integralmente filmado no concelho de Oleiros e conta com a participação de vários intervenientes locais, prometendo várias revelações a todos os participantes.

No domingo, dia 3 de junho, pelas 9 horas, a associação Trilhos do Estreito promove o seu 6.º passeio pedestre integrado no VI Festival da Paisagem, o qual se irá desenvolver por algumas vertentes da Serra do Moradal, nas imediações do futuro troço oleirense do International Appalachian Trail (IAT) – o primeiro troço do mais famoso trilho de pegadas do mundo a implementar na Europa Continental. Os interessados em participar deverão aceder a www.trilhosdoestreito.pt ou contactar o e-mail geral@trilhosdoestreito.pt.

Após a realização de atividades pedagógicas a desenvolver com os alunos oleirenses, como é o caso dos workshops “Os mais novos voltam aos tempos do volfrâmio”, o festival encerra no dia 17 de junho com a tão esperada visita temática às Minas do Cavalo.

Minas do Cavalo

Com uma duração prevista de 3 horas, esta será uma oportunidade única de visitar o local, acompanhado de especialistas das mais variadas áreas e de alguns dos intervenientes que viveram os tempos da exploração de Volfrâmio no concelho de Oleiros. A participação nesta atividade é gratuita e a Câmara Municipal disponibiliza transporte até ao local.

“Ainda são visíveis no local o que resta da lavaria e escritórios da mina, os quais decorrente do caos que se seguiu à Revolução de Abril, foram queimados e saqueados, mas que ainda demonstram bem a importância das minas e as técnicas empregues na sua exploração. É impressionante verificar os trabalhos desenvolvidos ao longo da grande encosta de mais de

150 m de altitude os mais antigos situados junto à Ribeira, com numerosas galerias distanciadas verticalmente de 20 metros em comunicação com chaminés verticais distanciadas de 30 metros, destinadas à ventilação e ao reconhecimento do jazigo entre dois pisos”.

Segundo o município de Oleiros e a Naturtejo, devido ao risco de contaminação, “não se devem recolher materiais de escombreiras, nem qualquer tipo de ferramenta ou maquinaria existente, assim como utilizar a água proveniente das minas ou escombreiras”.

Por outro lado, “por questões de segurança, a entrada nas galerias é desaconselhada, havendo risco de abatimento, assim como nos edifícios de apoio às minas, os quais estão em ruína. Também a circulação pela encosta das minas é perigosa e desaconselhada, devido à existência de inúmeros poços não sinalizados. Desta forma, a visita temática de dia 17 representa uma oportunidade única de explorar o local em segurança e com um acompanhamento técnico de excelência.

A partida está prevista para as 10 horas, em frente à Câmara Municipal de Oleiros e os interessados em participar deverão proceder à sua inscrição no Posto de Turismo de Oleiros ou pelo telefone 272 681 008. Aconselha-se que os participantes tragam vestuário prático e confortável.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta