“Info Parques de Sintra” inaugurado para incentivar percursos pedestres na Serra de Sintra

0

A de Parques de Sintra inaugurou, no passado dia 4 de junho (Segunda-feira), pelas 18h30, na estrada entre S. Pedro e o centro histórico de Sintra, a casa que foi recuperada pela empresa para prestação de informação e apoio aos visitantes que pretendam saber mais sobre os percursos pedestres na área Património da Humanidade em Sintra.

– Antiga casa de cantoneiros totalmente recuperada

– À entrada do centro histórico de Sintra

– Informação sobre percursos pedestres, exposições, venda de bilhetes

– Investimento aproximado de 170.000 Euros na recuperação

Este edifício, antiga casa da ex-Junta Autónoma de Estradas, que se encontrava em ruína, foi em 2011 arrendado pela Direção Geral do Tesouro e Finanças à Parques de Sintra. A recuperação da casa teve como finalidade a sua adaptação a centro de apoio a percursos pedestres na Serra de Sintra, tendo em conta a sua ótima localização em termos viários e pedonais, que a torna um local privilegiado para ponto de partida. A recuperação, com um investimento de aproximadamente 170.000 Euros, respeitou a volumetria, características e elementos decorativos do imóvel, de modo a preservar a sua imagem original.

Foi também beneficiada a área envolvente, incluindo arranjos exteriores da parcela de terreno, a reativação do sistema de águas, a criação de acessos pedonais, a recuperação do muro existente e a delimitação da propriedade.

No local será possível encontrar mapas sobre os percursos pedestres, bem como assistir a uma projeção sobre as várias opções aconselhadas, adquirir bilhetes para as áreas sob tutela da Parques de Sintra, ou simplesmente obter mais informações sobre a Paisagem Cultural de Sintra.

No âmbito do projeto Bio+Sintra (co-financiado pelo programa Life+ da União Europeia) a Parques de Sintra colocou sinalética de madeira gravada ao longo dos percursos pedestres aconselhados, no sentido de facilitar o percurso sem, no entanto, interferir demasiado com a paisagem.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta