Até as aves migram! Vá ao seu encontro

0

Milhões de aves migradoras estão agora a deixar a Europa em direção à África, para passar o inverno. A SPEA e os parceiros da BirdLife International celebram este fenómeno com o Fim de semana Europeu de Observação de Aves, que este ano se realiza a 6 e 7 de outubro, e convidam-no a participar em atividades em todo o país.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) organiza mais uma vez, em Portugal, o Fim de semana Europeu de Observação de Aves, conhecido internacionalmente como EuroBirdwatch. Este evento é coordenado pela associação BirdLife International e que este ano tem como tema o fascínio pela migração das aves.

Juntamente com diversas entidades nacionais parceiras, a SPEA convida-o a participar nas atividades previstas para estes dois dias. Estão previstas mais de dez visitas com guias especializados na identificação e observação de aves: em Figueira de Castelo Rodrigo, Serra da Estrela, Estuário do Douro e do Tejo (Seixal), Paul do Boquilobo, Castro Verde, Sagres, Madeira e na ilha do Corvo. A maioria das atividades é gratuita, algumas com inscrição obrigatória, destinando-se a todas as idades.

Este ano, o EuroBirdwatch juntará 40 países da Europa e Ásia Central e os respetivos parceiros BirdLife, como a SPEA, convidam todos a participar. O objetivo é sensibilizar o público para a beleza da migração e para os problemas que as aves migradoras enfrentam atualmente. «Infelizmente, muitas destas aves estão em perigo, devido a alterações do habitat e do clima nas suas zonas de reprodução, de invernada e de passagem», refere Luís Costa, diretor executivo da SPEA, que acrescenta: «o aumento da adesão a este tipo de iniciativas é muito positivo, pois só a ação conjunta das pessoas poderá inverter a situação».

Nos últimos anos, já participaram cerca de 80 mil pessoas no EuroBirdwatch e mais de 5 milhões de aves foram observadas. Este ano, o evento é coordenado pela CSO – Sociedade Checa de Ornitologia, parceiro BirdLife que estará responsável por reunir todos os dados sobre as participações.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta