Douro Film Harvest com vinte estreias nacionais e uma mundial

0

Filmes a concurso nas secções «Wine Films», «Food Films» e «Curtas da Casa», e ainda de homenagem a Jorge Amado e Canal Brasil, exibidos até domingo dia 30 de Setembro.

Ao longo de cinco dias, de amanhã (26.9.2012) até ao próximo domingo, o Douro Film Harvest (DFH) levará a diversos lugares, espalhados entre a paisagem única do Douro e a cidade do Porto, um total de 23 filmes, dos quais vinte apresentam-se como estreias nacionais e um como estreia mundial.

Em jeito de homenagem à extraordinária ligação que pode estabelecer-se entre o cinema e o vinho, o DFH dedica-lhes por completo uma secção, denominada «Wine Films». «Camino del Vino» (Nicolas Carreras), «No Wine Left Behind» (Kevin Gordon), «Wine From Here» (Martin Carel), «Terra d’Oportunitats» (Roger Roca), todos em estreia nacional, e «Mother Vine» (Ken Payton) são os filmes em competição e em exibição entre 26 a 30 de Setembro, no decorrer do festival.

«Food Films» reúne películas em que a comida tem um papel relevante, todas elas em estreia nacional. «El Bulli» (Gereon Wetzel) – que abrirá o Douro Film Harvest –, «Entre Les Bras» (Paul Lacoste), «Mistura» (Patrícia Perez), «Soul Kitchen» (Fatih Akin) e «Toast» (SJ Clarkson) disputarão o prémio nesta secção.

No âmbito de uma das novidades deste ano, a competição «Curtas da Casa» – aberta a realizadores portugueses com curtas-metragens sobre a região do Douro e suas envolventes –, será exibida (dia 28, no Hard Club, no Porto) a seleção final a concurso: «To Every Captive Soul» (Ana Almeida, José Pedro Lopes), «D’Ouro» (Soraia Pereira), «Mulher Mar» (Filipe Pinto, Pedro Pinto), «Na Pele» (Pedro Mouzinho, Nuno Gervásio), «O Retorno» (Astrid Menzel) e «Vintage» (José Azevedo).

Do «Curtas da Casa» resulta também «Vale», uma curta-metragem realizada por Pedro Caeiro e Marcos Cosmos, que surge como a primeira produção própria do Douro Film Harvest. Protagonizada por Joana de Verona, foi a resposta destes artistas ao desafio da organização para filmarem o Douro. Será exibido na cerimónia de encerramento, dia 29, no Rivoli Teatro Municipal.

Fora de competição estão os dois filmes que integram a secção «LBV», que pretende homenagear Jorge Amado e celebrar o seu centenário. «Jorge Amado» (João Moreira Salles), em estreia nacional, e «Quincas Berro d´Água» compõem este segmento. Esta Homenagem conta ainda com a parceria com a Leya, que traz ao Douro Film Harvest nomes consagrados para uma série de tertúlias entre elas, a de Jorge Amado.

Para o dia 30, último de Douro Film Harvest 2012, estão reservados os filmes que serão exibidos na Douro Azul, no Porto, no âmbito da parceria com o Canal Brasil. É aqui que se assistirá à estreia mundial de MPB – Música Portuguesa Brasileira, de Pierre Aderne. Uma película que capta a vulnerabilidade e a fragilidade do artista nos momentos mais íntimos de criação, e a reação do público/amigos no primeiro contacto com a música ainda nua e crua. O programa completa-se com «Loki» (Paulo Henrique Fontenelle) e «Rock Brasília» (Vladimir Carvalho).

Outros destaques da programação 2012

Além do «Curtas da Casa» e do «Canal Brasil», o DFH 2012 será marcado também por uma parceria com o Grupo Leya. O projeto «Leya – Cultura on the Road» trará ao Douro alguns dos melhores escritores nacionais, que participarão em conferências, tertúlias e outros eventos. Neste contexto, será ainda apresentado, no dia 28, o livro «Barca Velha – Histórias de um Vinho», da autoria de Ana Sofia Fonseca. Moita Flores, Tiago Rebelo ou Inês Pedrosa marcam a sua presença.

Bo Derek será a convidada de honra e será recebida pelos anfitriões Diana Chaves e Marcantonio del Carlo. Lançada para o estrelato graças ao sucesso de «10, uma Mulher de Sonho», hit de bilheteira da década de 1980, a atriz é um ícone da cultura pop norte-americana, tendo-se tornado o símbolo da beleza perfeita.

O evento conta com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, o Turismo do Douro, a Câmara Municipal de Alijó, a Embaixada do Brasil – Ano do Brasil em Portugal, o Museu do Douro e o Museu do Pão e do Vinho como parceiros institucionais. Os patrocinadores oficiais são o Continente, a Adega Cooperativa de Favaios, a Silampos e a Repsol. A Rádio Comercial é a rádio oficial do evento.

O Douro Film Harvest realiza-se pelo quarto ano consecutivo, desde 2009, e constitui já um nicho único no panorama internacional de cinema, procurando aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo. Pelo evento já passaram, nas edições anteriores, nomes como Sophia Loren, Andie MacDowell, Milos Forman, Kyle Eastwood, entre outros.

Mais informações sobre programa, bilhetes e locais de projeção dos filmes em www.dourofilmharvest.com .

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta