Viana do Castelo acolhe V Jornadas Luso-Galaicas de Turismo Cultural e Religioso

0

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Turel promovem, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, a quinta edição das Jornadas Luso-Galaicas de Turismo Cultural e Religioso. A iniciativa pretende debater temáticas e perspetivas associadas ao turismo cultural e religioso em Portugal e na Galiza e está integrada nas Jornadas Europeias do Património 2012.

As jornadas, que têm por objetivos refletir sobre a história, o património e o turismo de Viana do Castelo, analisar a relação entre as cidades, a cultura e o turismo, refletir sobre a candidatura das Festas da Senhora da Agonia a Património Imaterial da Humanidade, compreender a importância da Euro-Região Norte de Portugal Galiza para o turismo; debater a sustentabilidade do património cultural religioso em zonas de fronteira, turismo cultural e religioso como atividade sustentável em Portugal e na Galiza, o turismo cultural e religioso, conta com vários especialistas.

Assim, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, pelas 21h00, decorre a sessão de abertura com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do presidente da Turel, do Bispo de Viana do Castelo, do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A conferência inaugural estará a cargo do Prof. Doutor Vitor Ambrósio, Professor da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e abordará o tema “Turismo cultural e religioso como oportunidade de desenvolvimento”.

O segundo dia das jornadas, dia 29, tem início às 09h30 com a apresentação de dois painéis de comunicações. No primeiro painel, “O turismo cultural e religioso como fator de desenvolvimento”, o Prof. Doutor Cónego José Marques, apresenta uma comunicação sobre “A vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires”. A segunda comunicação dedicada aos “Caminhos de Santiago: impactos no desenvolvimento da euro-região Galiza-Norte de Portugal será proferida pelo Prof. Eng. Luis Braga da Cruz. A moderar o debate, deste painel, estará o Prof. Doutor Carlos Fernandes, Professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.

O segundo painel tem início previsto para as 11h45 e abordará o tema “Manifestações religiosas com interesse turístico”. O Cónego Jorge Coutinho apresentará o caso da “Semana Santa de Braga”. Para encerrar o painel teremos a comunicação do Dr. Francisco Sampaio, que abordará o tema “Romaria de Nossa Senhora da Agonia”, num debate moderado pelo Prof. Doutor José Costa da Universidade do Porto.

Durante a tarde, realiza-se uma visita ao património religioso de Viana do Castelo, orientada pelo Dr. Cunha Leal e pelo Dr. João Alpuim Botelho. O encerramento das Jornadas está previsto para as 17h00, no Santuário de Santa Luzia.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta