Voluntariado marca início do Festival de Observação de Aves de Sagres

0

Ação de limpeza decorre a 30 de setembro, domingo

Estão abertas as inscrições para a ação de limpeza em Sagres, que decorre a 30 de setembro e inicia a 3ª edição do festival de observação de aves. A participação nesta atividade, bem como na maioria das do fim de semana 5 a 7 out., é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Este ano, o primeiro dia do festival é marcado por uma ação de voluntariado para limpeza de algumas zonas da freguesia de Sagres. Agendada para domingo, 30 set., entre as 9h e as 12h, a ação será desenvolvida em alguns dos locais onde irão decorrer as atividades durante os dias seguintes.

Os interessados já se podem inscrever nesta ação, na qual se espera envolver 30 voluntários na limpeza das zonas selecionadas, e onde todos são bem-vindos. No dia do evento, depois de uma breve apresentação pelos monitores, os participantes serão divididos em grupos/locais e ser-lhes-á distribuído o material de apoio necessário. No final, e de volta ao ponto de encontro inicial, será feita a contabilização dos sacos recolhidos e a merecida foto de grupo.

A organização desta iniciativa está a cargo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), da associação Almargem, da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da empresa MagicMoments, estando integrada no Festival de Observação de Aves de Sagres.  Vanessa Oliveira, responsável pelo Programa de Voluntariado da SPEA, considera que «esta é uma ação muito importante, em especial nesta época, em que passam por Sagres milhares de aves em migração, sendo conhecidos os problemas que os resíduos causam: por exemplo, podem ser ingeridos ou levados para o ninho.

Além do efeito imediato no terreno, esta ação de cidadania ambiental irá tornar Sagres numa rota de migração ainda mais limpa e segura para as aves».

Consulte o programa e inscreva-se em http://www.birdwatchingsagres.com/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta