Ação popular em defesa dos Salgados

0

O futuro da Lagoa dos Salgados e a sua sustentabilidade ambiental debate-se no próximo sábado, dia 20 de outubro, pelas 15h.

Apesar do mar de betão que invadiu nas últimas décadas grande parte do litoral central do Algarve, entre os concelhos de Albufeira e Silves existe ainda um pequeno troço de costa que alberga um património natural e paisagísticos únicos. Localizada entre as ribeiras de Espiche e de Alcantarilha, a chamada zona da Praia Grande (Silves), reúne um conjunto excecional de valores naturais, com particular destaque para a avifauna aquática, pela presença de umas das mais importantes zonas húmidas do Algarve (Sapal de Pêra e Lagoa dos Salgados). Por esta razão, nos últimos anos, em particular, a Lagoa dos Salgados, tornou-se um dos locais de observação de aves mais visitados do país, assumindo hoje um papel estratégico do ponto de vista paisagístico, turístico e ecológico da região, sendo possível aqui observar mais de 150 espécies, muitas delas com elevado estatuto de conservação e proteção.

Apesar do seu valor ser amplamente reconhecido, mesmo a nível internacional, a área da Praia Grande permanece sem qualquer estatuto legal de proteção, encontrando-se atualmente o seu futuro ameaçado pela perspetiva do desenvolvimento de um mega-projecto urbano-turístico, com mais de 4 000 camas, isto apesar de ali mesmo lado coexistirem inúmeros exemplos que ilustram já a falência daquele modelo.

Preocupados com o futuro desta área, perante uma desconcertante indiferença das autoridades, mas certos que o desenvolvimento equilibrado e minimamente sustentável é ainda possível na área da Praia Grande, esta plataforma irá organizar uma ‘Concentração’ de Amigos da Lagoa dos Salgados*, no próximo Sábado, dia 20 de Outubro, com o objetivo de debater o futuro desta área, através da apresentação de alternativas, bem como dar a conhecer este valioso património e necessidade de o proteger.

Ponto de encontro: parque de estacionamento da Praia Grande (Silves)

Coordenadas: no GoogleEarth – 37° 5’44.36″N, 8°20’11.46″W

*Organização da Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, que inclui, Almargem, A Rocha, LPN, SPEA, Aldeia, ProActiveTur, Birdwatching Algarve, Birdwatching in Portugal, Algarve Daily News e Jornal Algarve 123

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta