CAT Take a Walk – Residência Artística Anthony Heywood

0

O artista plástico britânico Anthony Heywood está em residência artística em Lisboa, a convite da CAT, para o projeto de intervenção urbana Take a Walk, que estará patente no Largo Martim Moniz de 01 a 14 de Novembro.

Take a Walk pretende explorar a inércia do dia-a-dia contrapondo-a à mobilidade sustentada, convidando os espetadores a explorar a pé os centros urbanos onde tudo se encontra a dois passos. O resultado será uma instalação de grandes dimensões na forma de um par de botas composto essencialmente de botas usadas doadas por todo o país para este efeito.

Esta residência artística, que decorre até 31 de Outubro e tem como mecenas exclusivo a CAT, é também uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) que selecionou quatro finalistas do curso de escultura para assistir o artista durante o projeto. O espaço de trabalho localiza-se nas antigas instalações da Fosforeira Nacional, no Poço do Bispo.

Ainda como parte da residência artística, Anthony Heywood será orador na conferência “A Intervenção no Espaço Público”, dia 29 de Outubro, às 18 horas, no auditório Lagoa Henriques da FBAUL, juntamente com o Professor José Quaresma, da FBAUL, e Pedro Soares Neves.

Sobre Anthony Heywood

O artista plástico Anthony Heywood inspira-se na história da arte e na cultura contemporânea bem como na atualidade politica. Trabalhando materiais “pobres”, produtos da cultura de massas, Heywood transforma-lhes o sentido, subvertendo desta forma os valores e cânones da arte ao mesmo tempo que questiona o sistema de classificações jogando com as funções dos objetos trabalhados.

Anthony Heywood, nasceu em 1952 em Hartlepool, Inglaterra, frequentou a Hartlepool College of Art, o Newcastle Polytechnic e a University Christ Church Canterbury. Colabora desde 1989 com a University for the Creativy Arts em Canterbury.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta