Red Bull Ilume 2013: Procuram-se as mais incríveis fotografias de desportos de ação!

0

O maior concurso fotográfico do mundo dedicado à temática dos desportos de ação e aventura está de volta. As inscrições para o Red Bull Illume 2013 abrem em Dezembro próximo, convidando fotógrafos amadores e profissionais a apresentarem as suas propostas em 10 categorias distintas. Uma grande exposição constitui o ponto alto desta dinâmica.

Para quem se dedica profissionalmente à fotografia de desportos de ação e aventura, mas também para todos os amadores apaixonados por este universo, está para breve a grande oportunidade de brilhar. O concurso de fotografia Red Bull Illume está de volta em 2013 para a sua terceira edição e a ideia é novamente selecionar as mais emocionantes e criativas fotografias de desportos de ação e aventura do Planeta – considerando acima de tudo a sua dimensão artística e técnica.

Com todo o processo a decorrer via online, o Red Bull Illume está organizado em dez categorias distintas; Cultura, “Playground”, Energia, Espírito, “Close Up”, Asas, Sequência, Criatividade, Experimental e Iluminação. A tarefa de escolher as melhores fotografias foi entregue a um júri internacional com cerca de 50 elementos. No final haverá um vencedor absoluto e também premiados nas várias categorias.

Paul Sanders, editor do The Times e membro do júri das últimas edições, não tem dúvidas: ”O Red Bull Illume é um dos concursos mais importantes do mundo da sua área. O nível da fotografia, o talento e a imaginação dos fotógrafos é simplesmente incrível.” Já Chris Burkard, o grande vencedor há dois anos, destaca “a honra de ter feito parte de um evento fantástico com fotografias completamente surreais”.

Em 2013 a exposição do Red Bull Illume deverá ganhar um carácter mais itinerante, com a particularidade das exposições só abrirem no período nocturno – detalhe que presta assim homenagem à iluminação, o elemento central de toda a dinâmica do concurso. O vencedor absoluto vai receber a nova Leica S, enquanto os vencedores de cada categoria são premiados com o modelo X2.

Em 2010 estiveram a concurso 23.000 fotografias enviadas por um total de 4.337 participantes de 112 países – Portugal incluído. O fotógrafo Vasco Neves foi o representante luso que mais longe chegou, conseguindo mesmo uma presença na semi-final do Red Bull Illume: “Foi sem dúvida uma grande experiência, pois está é a melhor montra que podemos ter para o nosso trabalho. Para além do lado profissional, foi também muito positivo o contacto internacional com colegas de todo o Mundo. É uma aposta que pretendo manter para o futuro!”.

Fotógrafos amadores e profissionais podem concretizar a sua candidatura a partir do dia 1 de Dezembro e até 30 de Abril de 2013 em exclusivo no site oficial em www.redbullillume.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta