Amigos da Lagoa dos Salgados pedem à Ministra do Ambiente a proteção da área

0

Lagoa dos Salgados, tornou-se um dos locais de observação de aves mais visitados do país, assumindo hoje um papel estratégico do ponto de vista paisagístico, turístico e ecológico da região do Algarve. A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados entregou hoje à Ministra do Ambiente uma petição com mais de 20.000 assinaturas de cidadãos nacionais e estrangeiros que pedem a proteção da lagoa e dos seus valores naturais.

A Lagoa dos Salgados é uma área importante para as aves (IBA) reconhecida pela BirdLife Internacional, devido às populações de aves aquáticas ameaçadas que alberga. É indiscutivelmente um dos locais de observação de aves mais visitados do país, assumindo hoje um papel estratégico do ponto de vista paisagístico, turístico, educativo e ecológico da região do Algarve. Apesar de existir fundamentação científica suficiente para justificar a sua classificação, a lagoa dos Salgados e a área da Praia Grande permanecem sem qualquer estatuto legal de proteção.

Várias ONGAs têm feito tudo ao seu alcance para promover e proteger este local extraordinário. Têm alertado, informado, discutido, pressionado e feito vários trabalhos sobre o local (estudos ornitológico e hidrológicos, sinalização, limpezas, inviabilização de acessos abusivos e actividades de divulgação). O seu empenho e acção não têm sido correspondidos por outras partes interessadas, em particular pela administração local e central. Por exemplo, o Plano de Valorização e Gestão da Lagoa dos Salgados, que irá resolver a grande maioria dos problemas da gestão da água e da visitação abusiva, tarda em ser posto em prática. Este plano de gestão foi negociado e assinado por todas as partes interessadas em 2008, mas até à data a ARH – Algarve e o Ministério do Ambiente revelaram uma completa inércia no que diz respeito à sua implementação.

Para agravar a situação, está previsto para a zona da Praia Grande mais um mega empreendimento turístico (4 mil camas, campo de golfe, complexo desportivo, área comercial, etc.). Um projeto aprovado em 2008, contra as regras do novo PROTAL (2007), sob as quais, e por diversas razões, não seria agora aprovado. Este projeto não foi ainda alvo de Avaliação de Impacto Ambiental, mas já recebeu luz verde da Câmara Municipal de Silves. Se o mega empreendimento da Praia Grande avançar tal como está, será uma ilegalidade e porá em risco os valores naturais da área e a sua importância para o desenvolvimento da região e do país.

A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, que inclui Organizações Não Governamentais (Quercus, SPEA, LPN, Almargem, A Rocha, e Aldeia), empresas de turismo da natureza (ProAtiveTur, Birdwatching Algarve e Birding in Portugal) e órgão de comunicação social regionais (Algarve 123, Algarve Daily News e Sul Informação) entende que a lagoa dos Salgados deve ser protegida e gerida de acordo com o seu valor natural e estratégico. Esta plataforma lançou uma petição pública on-line, que nos últimos seis meses reuniu mais de vinte mil assinaturas. São milhares de cidadãos de todo o mundo, dos quais mais de 9.000 são residentes em Portugal, que pedem ao Ministério do Ambiente para proteger a lagoa dos Salgados.

Esta petição foi entregue hoje à Ministra Assunção Cristas. Com esta petição a Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados junta 20.000 vozes aos argumentos técnicos e científicos, e espera obter resultados significativos. Estes milhares de cidadãos esperam que:

•    O mega empreendimento da Praia Grande seja imediatamente suspenso e dado início a um processo de Avaliação de Impacte Ambiental completo e exaustivo;

•    O Plano de Valorização e Gestão da Lagoa dos Salgados seja implementado ainda em 2013;

•    A Lagoa dos Salgados seja finalmente classificada como área protegida e/ou área da Rede Natura 2000.

Logo após a reunião no Ministério do Ambiente, vários órgãos de comunicação social noticiaram um comunicado da Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, afirmando que “Projeto de empreendimento turístico previsto para Salgados será sujeito a avaliação de impacte ambiental”. Domingos Leitão, representante da SPEA, afirma que “esta declaração do SEAOT, a confirmar-se, vem de encontro a uma das pretensões da plataforma”. “Esperamos que a manifestação de milhares de cidadãos, nacionais e estrangeiros, faça eco no Ministério do Ambiente e transforme 2013 no ano da viragem para proteção da lagoa dos Salgados e para a valorização da biodiversidade do Algarve”, conclui.

Fonte: SPEA

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta