Estarreja – Qualificação de esteiros e ribeiras vai finalmente avançar

0

Um total de 6 esteiros e ribeiros do concelho de Estarreja vão receber obras de reordenamento e qualificação, no âmbito da operação Polis Litoral da Ria de Aveiro.

Esteiro de Canelas

O histórico Esteiro de Estarreja é uma das zonas contempladas e vai receber obras em 2013. O projeto vai ainda avançar com melhorias na Ribeira do Mourão – Avanca, Esteiro de Veiros, Esteiro de Estarreja, Cais de Canelas, Cais de Salreu e Cais da Ribeira da Aldeia – Pardilhó. Intervenções pelas quais a Câmara Municipal de Estarreja se debateu junto das entidades competentes.

O Conselho de Administração (CA) da Polis Litoral – Ria de Aveiro, SA anunciou esta semana o lançamento de concursos públicos para dez empreitadas num valor total superior a 10 milhões de euros, entre as quais se inclui o Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja: Ribeira do Mourão, Avanca e Esteiro de Veiros. Com um orçamento global de 450 mil euros, esta empreitada será cofinanciada pelo POVT a 70% e tem um prazo de execução de 120 dias.

Uma notícia aguardada há já alguns meses e que surge no seguimento da negociação de financiamento com os gestores dos Fundos Comunitários do Programa Operacional da Valorização do Território (POVT) e do Programa Operacional da Região Centro (PORCentro), assim como da negociação de viabilização do Polis da Ria de Aveiro entre os Municípios e o Governo (Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, MAMAOT).

Após a publicação dos anúncios em plataforma eletrónica, seguir-se-á a apresentação de propostas por parte das empresas concorrentes, estimando-se que as empreitadas possam ter o seu início no decorrer do primeiro semestre de 2013.

Fonte: C.M. de Estarreja

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta