TURIHAB comemora 30 anos ao serviço do turismo de habitação e do turismo no espaço rural

0

No passado dia 27 de Dezembro, reuniu em Ponte de Lima, a Assembleia Geral da TURIHAB para discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2013, que foi aprovado por unanimidade e contou com a presença de Associados vindos de todo o País. Foi apresentado o novo site da TURIHAB – www.turihab.pt – para dar início às comemorações dos 30 anos da Associação.

O Plano de Atividades da TURIHAB tem como principal prioridade fomentar o associativismo e a Cooperação Institucional valorizando a excelência e a qualidade da oferta.

A TURIHAB, em 2013, dinamizará o inter-relacionamento entre Associados e os potenciais clientes através de um trabalho em rede. Esta iniciativa objetiva divulgar a oferta e os produtos produzidos em cada casa, criando um canal de distribuição e de comercialização através da CENTER-Central Nacional do Turismo no Espaço Rural.

Com o mote “30 anos a garantir qualidade”, a TURIHAB tem em 2013 o grande desafio de implementar o Manual de Boas Praticas do Turismo de Habitação e do TER. Este manual, promovido pelo Turismo de Portugal, constitui uma ferramenta fundamental para apoiar a certificação do TH/TER com a NP4494 -2010,e, contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade e o aumento da competitividade do Turismo de Habitação e do TER. Pretende-se, também a valorização e a diferenciação da oferta através da qualificação das marcas Solares de Portugal e Casas no Campo.

No que concerne à internacionalização, a TURIHAB e a CENTER preveem organizar várias apresentações nos principais mercados emissores onde têm parcerias, nomeadamente nos países Europeus, Brasil, Argentina, USA. Com estas ações objetiva-se, também, reforçar o posicionamento da oferta e aumentar as taxas de ocupação dos Solares de Portugal e das Casas no Campo.

A TURIHAB desenvolverá, também, novos circuitos que abranjam todas as casas associadas tendo em conta a especificidade de cada casa e da região para fomentar o novo conceito de Turismo no Campo. O “Campo” que representa um produto singular em que o imaginário nos transporta para as raízes mais profundas do Homem e nos dá a conhecer a simplicidade da vida, dos usos e costumes, das tradições e da cultura das diferentes regiões.

Para comemorar o trigésimo aniversário, a TURIHAB promoverá um “Encontro Nacional do Turismo de Habitação e TER”, a realizar em Ponte de Lima no dia 15 de Junho de 2013, reunindo todos os Associados e Parceiros nacionais e internacionais. Serão  convidadas Entidades Publicas e Privadas ligadas ao setor do Turismo, para  promoverem uma reflexão  conjunta  sobre a qualificação da oferta TH/TER,  a aplicação de novas tecnologias na promoção e comercialização, e  sobre o contributo  das  marcas Solares de Portugal e Casas no Campo para a internacionalização do turismo com marca Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta