Sintra Canopy – A floresta de Sintra vista de cima

0

Percurso em slide por entre as copas das árvores permite conhecer Sintra numa nova perspetiva.

Credits_PSML_EMIGUS

Foi inaugurado recentemente, no Castelo dos Mouros, o “Sintra Canopy – A floresta vista de cima”: uma atividade que permitirá aos participantes deslizar por entre 11 plataformas junto às copas das árvores (em alturas variáveis, até 30m), num percurso de cerca de 900 metros através de cabos e recorrendo à técnica de slide. Não exige esforço físico nem destreza particular e pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade.

O Sintra Canopy permite aos participantes acederem a vistas únicas da paisagem, do ecossistema e dos vários níveis do estrato arbóreo, tanto durante o slide como quando nas plataformas ou na passagem por uma ponte de madeira. O percurso tem uma duração aproximada de 2 horas (dependendo do número de participantes) e cada grupo integra um máximo de 10 pessoas.

Esta atividade de arborismo é única em Portugal na medida em que não existe nenhum local no país que una a emoção do slide com a aprendizagem sobre um ecossistema, e numa envolvente natural tão singular como a de Sintra. No Sintra Canopy os participantes desfrutam do local, não existindo os constrangimentos de atividades que impliquem o ultrapassar de obstáculos ou o cumprimento de tempos, – trata-se de um percurso de descoberta e diversão.

Credits_PSML_EMIGUS

Os grupos de participantes são acompanhados por dois monitores especializados neste tipo de atividade que, durante o percurso, fazem uma “visita guiada” ao ecossistema da floresta, explicando temas como a evolução das árvores e das florestas, bem como os seres vivos associados a elas, as suas sementes, folhas, flores e frutos, entre outros.

Cada participante recebe todo o equipamento de segurança e encontra-se, durante a totalidade do percurso, preso por um arnês e acompanhado pelos monitores. Antes de dar início à atividade os monitores explicam as instruções de segurança e todos efetuam um teste em duas plataformas mais baixas, permitindo perceber exatamente como funciona a atividade e esclarecer eventuais dúvidas.

O Sintra Canopy é realizado numa parceria da Parques de Sintra com a Block&Wall, cujos monitores acompanharão os grupos.

Fonte: Parques de Sintra

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta