A Patagónia Chilena surpreende pela variedade de suas paisagens

0

Quem visita a região de Aysén, no extremo sul do Chile, encontrará aquilo que não se encontra normalmente em outros lugares da patagônia, e a isso se chama variedade paisagística.

A amostra começa antes mesmo que o avião toque a pista do aeroporto de Balmaceda. Nas manobras de aproximação o passageiro verá extensos pampas e, na distancia, as montanhas quase sempre com neve. Saindo do aeroporto em direção da capital regional, a cidade de Coyhaique, os pampas vão sendo suaves colinas e as montanhas mostram caprichosas formações, como a chamada Muralha China, pouco antes de entrar na cidade. Coyhaique protege suas costas com uma impressionante montanha, o Cerro McKay, e quem prossegue caminho para a cidade de Aysén essa mudança de paisagem torna-se quase arrebatadora. O vale é profundo, as montanhas são altas e quase verticais, e o rio Simpson corre lá embaixo, em direção ao Pacífico. Altas montanhas, gigantescas extensões com bosques de carvalho, e uma vegetação sempre verde, são algumas características deste pedaço do Chile.

Nesta parte da patagônia há bosques de mata fechada, praticamente impenetráveis, como os do Bosque Encantado. Lugares onde a umidade e a chuva superam as do Amazonas.  Alguns números interessantes. Nesta região caem mais de 3 mil milímetros de chuva, quantidade maior que o que cai no próprio Amazonas. Nesta região cabem uma Suíça, duas Bélgica e é cinco vezes menor que o Pantanal do Mato Grosso. Há 98.000 habitantes, 1.800.000 ovelhas e 700.000 cabeças de gado. Há 4.800 rios, mais de dois mil lagos e lagoas, 1.200 ilhas e 28 geleiras. Ao se hospedar no hotel Loberías del Sur se vê isto e se aprende ainda mais sobre este belíssimo canto do Chile.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta