Museu de Lamego recorda “o rio que ninguém quis”

0

Um percurso pedestre no encalço do leito do Coura pretende recuperar, no próximo dia 21 de setembro, a partir das 9h00, a memória do “rio que ninguém quis”, indissociável da história de Lamego. A iniciativa, promovida pelo Museu de Lamego em colaboração com o Ténis Clube de Lamego, InovTerra e Câmara Municipal de Lamego, insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Anualmente promovidas pelo Conselho da Europa e União Europeia e em 2013 dedicadas ao tema “Património/Lugares”, esta é uma oportunidade única de percorrer o rio desde a nascente (Serra das Meadas) até à foz (Balsemão).

Sucessivamente “escondido” ao longo da História, por circunstâncias diversas, o rio Coura teve importância essencial no passado da cidade de Lamego.

Onde nasce? Onde passava? Quantas pontes atravessavam a cidade? Qual a sua importância? Porque Lamego não quis o seu rio?

Estas são algumas das questões a responder, numa iniciativa que, no final, vai ao encontro do objetivo fundamental das Jornadas Europeias que, em cerca de 50 países, procuram sensibilizar o público para a dimensão humana de que o património de reveste.

As inscrições gratuitas, mas obrigatórias, encontram-se abertas até ao próximo dia 15 de setembro e devem ser feitas através de formulário próprio disponibilizado em www.museudelamego.pt e www.tenisclubelamego.com

PERCURSO | 6 km

09h00 / Museu de Lamego

– Transporte de autocarro até ao Monte da Mesa (Fraga do Seixo), na Serra das Meadas |Nascente do rio Coura

– Descida de autocarro para Penude – Percurso pedestre até à baixa da cidade, ao longo do curso do rio Coura

– Visita à Sé de Lamego

– Saída da Sé, em direção à Rua da Preguiça, a terminar na Foz do Coura, em Balsemão.

Fonte:Direcção Regional de Cultura do Norte

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta