V Encontro Nacional do Turismo de Habitação e TER

0

O Município de Ponte de Lima associa-se ao trigésimo aniversário da TURIHAB. A Associação do Turismo de Habitação fundada em 1984 em Ponte de Lima, promove no próximo dia 26 de outubro, o “Encontro Nacional do Turismo de Habitação e TER” como forma de projetar o futuro do Turismo de Habitação e do Turismo no Espaço Rural em Portugal e lançar o conceito do Turismo no Campo.

O encontro, que vai decorrer no Convento de Refoios, visa promover uma reflexão conjunta sobre a qualificação da oferta, a promoção e a internacionalização do TH/TER e a valorização do destino Portugal, envolvendo os Associados, as 7 novas Regiões de Turismo, Parceiros nacionais e internacionais, Entidades Publicas e Privadas, ligadas ao sector do Turismo.

O painel com o tema “Portugal – Campo e Mar – a qualificação e diferenciação da oferta TH e TER”, será moderado pelo Editor de programas Especiais da SIC, Luis Ferreira Lopes. Pretende-se apresentar a oferta diferenciadora das 7 Regiões de Turismo: Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, potenciando a autenticidade e a identidade de cada região, valorizando os elementos comuns de vivências e experiências, tais como o património arquitetónico, cultural, os recursos naturais e endógenos.

Como oferta de gastronomia e de vinhos das 7 Regiões de Portugal, realizar-se-á uma degustação/almoço – “Prove Portugal”, com a assinatura do Chefe Hélio Loureiro e apoio da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Da tarde, irá seguir-se o painel com o tema “Portugal Experience – Promoção e Internacionalização do Turismo de Habitação e TER”, moderado pelo Jornalista Martim Cabral, Subdirector de Informação da SIC, dando enfoque à internacionalização e mobilizando das principais entidades responsáveis pela internacionalização do turismo. Este painel irá ter a presença de Luís Matoso, Administrador do Turismo de Portugal, Pedro Rodrigues, Diretor das PME da AICEP, Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT e Francisco de Calheiros, Presidente da TURIHAB.

Durante este encontro, serão nomeados os melhores Operadores Turísticos. Os que contribuíram decisivamente para a internacionalização dos Solares de Portugal e as Casas no Campo. Serão, ainda, distinguidas algumas Personalidades que, ao longo dos 30 anos de vida da TURIHAB, foram fundamentais para a implementação e desenvolvimento do Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural em Portugal.

Visando a qualificação da oferta, do marketing internacional e do desenvolvimento do produto e formação, será assinado um protocolo de colaboração entre o Turismo de Portugal e a TURIHAB.

Para mais informações, contactar: 258 741672 ou info@turihab.pt e www.turihab.pt

Fonte: C.M. de Ponte de Lima

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta