Via Algarviana em ponto pequeno – RTA promove passeios na natureza com alunos do 1.º ciclo

0

Mais de 230 crianças de escolas do ensino básico do Algarve vão pôr-se em marcha rumo à natureza para conhecerem este produto turístico de perto e observarem os animais e as plantas em estado selvagem da região. A «Via Algarviana Júnior» arranca no próximo dia 28, levando os mais jovens numa aventura por alguns troços deste grande percurso pedestre entre Alcoutim e Vila do Bispo.

A ideia partiu da Região de Turismo do Algarve (RTA), que se juntou à associação Almargem para criar esta iniciativa destinada aos alunos do terceiro e do quarto ano de escolaridade. O desafio é desenvolver uma Via Algarviana em ponto pequeno, à medida dos mais novos, com poucos quilómetros de distância para percorrer (entre três e cinco) e muito património para descobrir.

De 28 de outubro a 04 de novembro estão previstas onze saídas de campo, divididas por onze concelhos: Tavira e Aljezur (dia 28), São Brás de Alportel e Lagos (dia 29), Loulé e Vila do Bispo (dia 30), Silves e Alcoutim (dia 31), Monchique e Castro Marim (dia 01) e Portimão (dia 04).

Cada turma fará apenas uma caminhada que permitirá ver as espécies endémicas, perceber a importância da preservação e da conservação da natureza e entrar em jogos didáticos no local. Tudo na companhia de um professor, de um técnico da RTA e de um guia da Almargem que interpretará a paisagem envolvente.

«O objetivo da ação de sensibilização é simples: despertar o interesse das crianças entre os 9 e os 11 anos pelo património natural e cultural e aumentar os seus conhecimentos sobre a região de forma divertida», diz o presidente da RTA, Desidério Silva.

Mas a iniciativa não acaba no terreno. Depois dos passeios, os alunos irão realizar trabalhos manuais na sala de aula com base no que viram e registaram durante a sua passagem pela «Via Algarviana Júnior». O que poderá ser aliciante para os pequenos participantes é o facto de os seus trabalhos poderem vir a ser expostos nas respetivas escolas perante os colegas.

Segundo Desidério Silva, «a possível realização destas exposições terá um impacto positivo junto da comunidade escolar por se alargar o produto turismo de natureza a todos os alunos», afirma.

A «Via Algarviana Júnior» é organizada pela RTA, em parceria com a Almargem e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Algarve), no âmbito da candidatura Via Algarviana II, cofinanciada pelo QREN, via programa operacional PO Algarve 21.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta