NERSANT promove seminário internacional de promoção turística

0

No âmbito do projeto VIVER O TEJO, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está a organizar um evento internacional de promoção turística, designado “O Tejo que nos une”, com o objetivo de reforçar as relações turísticas entre empresas, operadores, investidores e entidades institucionais turísticas de diversos países. O evento encontra-se agendado para o dia 29 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

A NERSANT vai realizar, no dia 29 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, um evento internacional de promoção turística da região, que vai contar com a presença de delegações empresariais de diversos países. Inserido no programa do NERSANT Business 2013, o evento tem como objetivo permitir às empresas, operadores e entidades turísticas, o estabelecimento de contactos não só com empresas ou entidades portuguesas, mas com as de todos os países participantes. O seminário internacional vai ainda permitir o estabelecimento de contactos institucionais e empresariais com entidades relevantes da região do Ribatejo.

O evento inicia pelas 10h00, contando a sessão de abertura com a presença da Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, seguindo-se as intervenções da Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.

Pelas 10h30, inicia o primeiro debate temático, sob o tema “Recursos turístico-culturais – potencialidades, oportunidades e constrangimentos”, que tem como moderador Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro. Deste painel, fazem parte Reis Ferreira, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, Ricardo da Silva, da AGETUR – Turismo do Governo de Goiás (Brasil), Prakash Prehlad, Presidente da Associação Comercial da Beira (Moçambique), José Mendes, da Câmara Municipal de Santa Cruz (Cabo Verde) e José Eliton, Vice Governador do Estado de Goiás (Brasil).

O segundo painel tem como moderador Miguel Pombeiro e é sobre “Promover o Tejo, os seus recursos e a sua bacia”. Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, Carlos Blazques, responsável pela candidatura do Tejo a património da Humanidade da UNESCO, Isabel Coimbra, empresária (Segredos da Aldeia), Fernando Carvalho Rodrigues, investigador e Carlos Cupeto, docente da Universidade de Évora, são os participantes neste painel.

De seguida, terá lugar a apresentação das 6 vencedoras “Estrelas do Médio Tejo”, iniciativa do projeto VIVER O TEJO, que pretende distinguir o património regional nas categorias Património Histórico Edificado, Património Cultural, Património Natural – Praias Fluviais, Património Natural – Parques Ambientais e Ribeirinhos, Gastronomia – Prato Principal e Gastronomia – Doçaria.

O encerramento da sessão estará ao cargo de Maria Salomé Rafael, Presidente da Direção da NERSANT e de Pedro Saraiva, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro.

Os interessados em estar presentes neste seminário, devem fazer a sua inscrição no site da NERSANT, em www.nersant.pt ou no portal do projeto, em www.viverotejo.pt (inscrições gratuitas).

Paralelamente ao seminário, estão previstas diversas atividades de promoção da região, nomeadamente a degustação de algumas iguarias da região e a visita a espaços culturais de interesse nacional.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta