Os cogumelos regressam ao Jardim Botânico

0

Todos os anos, com as chuvas de Outono, outro mundo desperta: o mundo escondido dos cogumelos! Com cores brilhantes ou discretas, delicadamente perfumados ou nauseabundos, de formas atrativas ou camuflados, eles são os corpos frutíferos de fungos que desempenham um papel essencial na manutenção dos ecossistemas terrestres. São os grandes recicladores que ajudam a decompor a matéria orgânica em produtos assimiláveis por outros organismos.

Omnipresentes neste nosso planeta, alguns podem associar-se com as raízes das plantas, numa simbiose perfeita, formando as micorrizas; outros associam-se com algas originando os líquenes; outros ainda são parasitas com atuações que, nalguns casos, já deram para alterar o rumo da história…

Como fonte de alimentação, alguns cogumelos podem ser excelentes comestíveis, mas todo o cuidado é pouco quando nos atrevemos a colhê-los diretamente da natureza. É preciso conhecê-los, pois o mais pequeno engano pode ser fatal.

Venha conhecer este ‘Mundo Escondido’ numa mostra efémera com material vivo, coorganizada pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Micologia.

Informação:

Quando | 7 de Dezembro de 2013 a 11 de Dezembro de 2013

Horário | 10h00 – 17h00

Local | MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Rua da Escola Politécnica, 60. 1250-102 Lisboa

Inauguração a 6 dezembro, 17h00 | Palmário

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta