Lançamento da Pinga, Tarra, Tia Anica e Chimni – quatro produtos que ligam as artes tradicionais algarvias e o design

0

No dia 15 de Dezembro serão apresentados a público, na Tertúlia Algarvia, em Faro, os quatro novos produtos do Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Actuais – criados por jovens designers em conjunto com artesãos algarvios.

Tarra

As peças resultaram de uma residência criativa em que se juntaram designers, portugueses e estrangeiros, a artesãos do Algarve, na criação de produtos utilitários, sustentáveis, que aliassem as técnicas artesanais e o design e despertassem interesse no mercado.

Desta sinergia, nasceram a Pinga – um corpo elegante para os vinhos “bag in box”, a Tarra – uma mala para transportar o computador na bicicleta, a Tia Anica – uma mala para as caminhadas e a Chimni – um espantador de pássaros para hortas nas varandas.

O lançamento das novas peças começa às 15h00 no restaurante Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro em Faro, e inclui uma prova de vinhos, uma ação de informação sobre ecoturismo e uma demonstração sobre plantas aromáticas e rebentos para saladas.

Nesse mesmo dia é possível visitar a exposição “O artesanato ligado ao Natal” em que se ligam as tradições e a simbologia natalícia com as peças do TASA.

“Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais” é um projeto da CCDR Algarve iniciado em 2010, envolve uma rede de nove artesãos mestres em técnicas e materiais tradicionais, e neste momento está a ser dinamizado pela empresa ProActiveTur.

Os produtos

Chimni

Chimni – da chaminé algarvia a um espantador de pombos

É um espanta-pombos para hortas, varandas e jardins. Serve para afastar as aves onde e quando elas não são bem-vindas. É feito de cana e barro. Utilizou-se o sisal para unir os elementos e pedaços de cortiça para limitar os movimentos. O colorido e vidrado do barro produz reflexos que, associados ao som do bater das canas, afasta os pássaros.

Foi inspirado nas chaminés algarvias com a sua variedade de padrões nas aberturas e formas mais arredondadas ou mais retilíneas. Inspirou-se no mar, nos peixes, nas barbatanas e nos frutos do Algarve.

Pinga

Pinga – um corpo elegante para as caixas de vinho

O vinho sempre foi um elemento importante na mesa portuguesa. Em casa ou no restaurante, não se dispensa uma boa ‘pinga’.

O Pinga é um recipiente para caixas de vinho de 5 litros, concebido como solução para mudar das caixas de vinho de cartão para uma peça elegante que domine a mesa ou o balcão. A simplicidade de suas formas é inspirada nos tradicionais objetos de armazenamento e transporte de vinho, tais como pipas, barris e ânforas.

Os materiais escolhidos têm também uma ligação ao vinho: a cortiça e o barro. A alça de couro completa a peça com detalhe que tem uma função decorativa e também prática.

Existem duas versões do Pinga, a versão mais alta e versão mais baixa e também duas variações de cor – vidrado branco ou a cor natural do barro.
Tarra – para o computador, na bicicleta ou no ombro

É uma mala de computador para bicicletas, inspirada nas tradicionais marmitas, feitas de cortiça – os tarros. Com um toque de modernidade, a Tarra combina dois materiais tradicionais: a cortiça, pelas suas capacidades de impermeabilização e amortecedoras; e a pele, pela sua suavidade e carácter ajustável.

A Tarra tem um formato idêntico a uma caixa, por ser seguro para colocar o portátil e levá-lo na bicicleta sem estar preocupado com a trepidação.

Tia Anica

Tia Anica – a companheira do caminhante

“Tia Anica” é uma mala de viajante criada a partir da necessidade de se ter fácil acesso a um mapa, telemóvel, garrafa de água e outros objetos durante uma caminhada.

A mala é maioritariamente feita em empreita de palma, esta escolha deve-se à flexibilidade, leveza e beleza rústica do material. A empreita é uma técnica ancestral da tradição algarvia, usada em diversos objetos de uso diário como por exemplo em cestos para transportar frutos e sementes.

Tia Anica é uma mala que utiliza exclusivamente materiais naturais, traz consigo a tradição do Algarve, o amor e a dedicação dos artesãos que a produziram. É a companheira perfeita para um passeio.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta