Casas Brancas – Rede de Turismo Criativo

0

A Associação Casas Brancas acaba de lançar um novo projeto a implementar até Abril de 2015, denominado “Casas Brancas – Rede de Turismo Criativo”. O projeto pretende consolidar a rede Casas Brancas a partir da sua capacidade criativa e de sustentação na identidade e valores culturais da Costa Alentejana e Vicentina.

O objetivo será o de desenvolver e dar consistência comercial a novos produtos e serviços da rede, que integrem agentes e valores culturais e patrimoniais da região. A aposta é claramente vocacionada para o mercado internacional, que é cada vez maior e mais sensível aos verdadeiros atractivos desta costa, sua cultura, tradições, natureza, história, criatividade e capacidade de inovação.

Para além do desenvolvimento e consolidação dos serviços oferecidos em rede, o projeto prevê o desenvolvimento de materiais que permitam novas e efetivas ferramentas de divulgação do trabalho desta rede de turismo criativo. Será ainda produzido um Manual de Boas Práticas desta rede de turismo criativo, que possa inspirar e orientar outros empresários e potenciais investidores da região.

O turismo criativo é um conceito muito inovador, sendo internacionalmente reconhecido como a nova geração do turismo, em que são procuradas formas mais envolventes e especializadas de usufruir de uma região e da economia de experiências, esta já largamente implementada na indústria turística.

As Casas Brancas existem desde 2002 e incluem cerca de 60 microempresários da região (entre alojamento, restaurantes e atividades) que se articulam em rede na melhoria dos seus serviços e na promoção integrada da sua oferta e dos valores da região. Em 2011 arrancaram com o desenvolvimento da Rota Vicentina, em parceria com a Associação Almargem e várias entidades públicas da região, tendo este processo culminado na criação da Associação Rota Vicentina, que é hoje responsável pela gestão da rota e daquele projeto. Esta adivinha-se como uma terceira fase da vida das Casas Brancas, claramente voltada para a sua maior força, que é o trabalho em rede e a valorização da identidade da região. Para a Direção das Casas Brancas, “a aposta nos valores culturais e patrimoniais ligados à inovação, autenticidade e criatividade será o melhor investimento que o sector turístico pode fazer neste momento, muito em particular numa região tão rica como o sudoeste de Portugal. Mais do que quantidade e dimensão dos investimentos na cultura, importa potenciar os recursos existentes, articulá-los, dar-lhes forma e valor e garantir a sua qualidade. No fundo, integrá-los no único circuito que os pode sustentar, que é o turismo”.

O projeto Casas Brancas – Rede de Turismo Criativo é uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do Inalentejo, com cofinanciamento FEDER de cerca de 110 mil euros.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta