I Festival de Endurance de Évora

0

Modalidade hípica federada integra Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora

O I Festival de Endurance realizado pela primeira vez em Évora decorre entre os dias 21 de Fevereiro e 1 de Março. Entre as iniciativas deste festival constam colóquios sobre o tema, um estágio sobre preparação de cavalos jovens com a conhecida cavaleira francesa Virginie Atger e várias provas de resistência equestre integradas em concursos nacionais e internacionais.

A Endurance, ou resistência equestre, é uma modalidade hípica baseada em corridas de longa distância habitualmente designadas por raides, cuja mais exigente, semelhante a uma maratona humana, inclui um percurso de 160 km. Trata-se de uma disciplina reconhecida pela Federação Equestre Internacional, que tem tido um crescimento exponencial em todo o mundo. Numa prova de Endurance o cavalo vencedor é o que corta a meta em primeiro lugar, depois de ter parado periodicamente para uma avaliação veterinária que atesta a sua saúde e capacidade de prosseguir.

O I Festival de Endurance de Évora decorre em parceria com a 6ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora. Trata-se de um conjunto de seminários e workshops que se realizam no Évora Hotel nos próximos dia 21 e 22 de Fevereiro e se focam, no primeiro dia, nos temas “Sustentabilidade da produção pecuária no séc. XXI” e “Novas tendências na gestão desportiva e produção de equinos”. Dentro dos workshops práticos para médicos veterinários, destaque-se o II Colóquio de Resistência Equestre, com António Nogueira, organizador em França da maior prova de cavalos jovens de endurance em Uzès, em 2013, considerado “Homem do Ano” pela revista L’Eperon, durante o Salão do Cavalo de Paris.

Programa:

21 de Fevereiro – Novas tendências na gestão desportiva e produção de equinos – 6as Jornadas Hospital Veterinário Muralha Évora, Évora Hotel.

22 de Fevereiro – II Colóquio Endurance com António Nogueira – 6as Jornadas Hospital Veterinário Muralha Évora, Évora Hotel.

26 e 27 de Fevereiro – Estágio de preparação de cavalos novos, com a cavaleira várias vezes medalhada, Virginie Atger para 12 cavaleiros – Herdade da Mata – organização Equimuralha.

Dia 28 e 1 de Março – Provas de Endurance Elements Resort- CEI***, CEI** e CEI* (Concurso Internacional de Endurance), CEN* (Concurso de Endurance Nacional), CEP40Km (Concurso de Endurance de Promoção), CEP60Km e CEP80Km a decorrer na Herdade da Mitra, Universidade de Évora (UE), com o apoio do Centro Equestre da UE e a Associação Hípica Eborense, ZEA.

Contacto para inscrição nas Jornadas:

Telefone: 266 771758

www.hvetmuralha.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta

*