TURIHAB inova em 2014

0

A TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, aprovou no passado mês de Dezembro, o Plano de Actividades e Orçamento para 2014, que contempla um prémio de excelência para as casas associadas com melhor classificação e qualidade dos serviços.

TURIHAB institui prémio de excelência

A criação deste prémio integra-se num conjunto de iniciativas, que a TURIHAB desenvolverá, em parceria com os seus associados, para fomentar o associativismo, o trabalho em rede, a autenticidade e genuinidade da oferta e a internacionalização das marcas: Solares de Portugal e Casas no Campo.

O prémio de excelência, que a TURIHAB propõe instituir, durante 2014,será atribuído no final do ano, às 3 Casas associadas com melhor classificação. A atribuição deste prémio terá como base de análise, o grau de satisfação dos hóspedes nas casas, nos itens seguintes: acolhimento e atendimento na casa, o quarto, o pequeno – almoço, a informação recebida, o serviço, o conforto e segurança, a casa e sua envolvente, a localização e a impressão geral, durante a estadia.

O Presidente da TURIHAB, Francisco de Calheiros durante a apresentação do plano de actividades, defendeu que a monotorização da qualidade das casas associadas é fundamental para a valorização da oferta existente e para atingir novos segmentos e novos mercados. Hoje, o que é privilegiado pelo consumidor deste tipo de turismo, são as vivências, as características únicas e a genuinidade do alojamento. Com a instituição deste premio a TURIHAB pretende reafirmar as marcas Solares de Portugal e Casas no Campo, como exemplos de qualidade e bastiões na arte de bem receber em Portugal

TURIHAB promove projecto “Saberes e sabores avoengos”

2014 é o ano internacional da agricultura familiar, 2015 é o ano da cultura como recurso do desenvolvimento sustentável e das zonas rurais e tendo, também, em consideração, que Portugal acaba de receber, da UNESCO, a classificação da Dieta Mediterrânica como património da Humanidade, a TURIHAB, consciente da importância deste momento histórico e único, irá efectivar, em 2014, conjuntamente com os seus Associados, acções nos Solares de Portugal e Casas no Campo que promovam o turismo, a cultura, a agricultura, motores da economia e do desenvolvimento sustentável.

O Turismo de Habitação e o Turismo no Espaço Rural têm assistido a uma importante mudança no modelo de negócio, com novas ofertas criativas de enoturismo, gastronomia e vinhos. A TURIHAB, atenta a esta evolução, promoverá, este ano, duas colectâneas, em formato digital, que promoverão a produção agroalimentar, os produtos artesanais, produtos agro- biológicos com certificação, denominação de origem, oriundos das casas associadas. A colectânea com o tema “Aromas e Sabores avoengos” apresentará uma recolha detalhada das receitas ancestrais, cozinhas tradicionais, os primeiros rótulos e vinhos produzidos nos Solares de Portugal.

A colectânea “A casa e a terra, um estilo de vida” será alicerçada no novo modelo de turismo no campo, no desenvolvimento sustentável e na ligação á terra dos novos empreendedores de turismo, hortelãos e agricultores. Esta colectânea terá, por isso, um grande enfoque nas actividades agrícolas e de transformação artesanal, nos produtos criativos e inovadores, novas receitas gourmet, licores, essências e aromas, produzidos nas Casas no Campo.

Francisco de Calheiros reafirma que a TURIHAB, em 2014, dará enfoque à promoção das suas marcas, associadas ao destino Portugal e a oferta diferenciadora de cada região, e implementará o protocolo de colaboração assinado com o Turismo de Portugal (http://www.turihab.pt/PT/protocolo.pdf ), para a internacionalização dos Solares de Portugal e das Casas no Campo.

O Plano de Actividades encontra-se disponível em http://www.center.pt/imprensactr/estudo_825.pdf

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta