2º Congresso da APECATE reune mais de 200 profissionais do sector

0

Com grande adesão e entusiasmo de todos os profissionais do sector presentes, este encontro foi marcado pelo anúncio por parte do Secretário Geral do Turismo da criação de fundo de cinco milhões de euros para empresas de animação turística, eventos e congressos. Certificação e Internacionalização do sector foram os grandes temas em debate.

Organizado pela APECATE, o evento reuniu mais de duas centenas de profissionais do sector. A sessão de abertura foi marcada pela presença de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, que aproveitou o momento para anunciar a criação de uma dotação orçamental de cinco milhões de euros da linha de apoio à qualificação da oferta que ficará reservada às empresas de animação turística, eventos e congressos. “Em nome da APECATE, só posso aplaudir esta iniciativa, esperar que o acesso a este financiamento seja simples sob o ponto de vista processual e que os projectos elegíveis correspondam às necessidades destes sectores” afirma Ana Barbosa, da direcção da APECATE.

O primeiro período do encontro foi dedicado ao tema da certificação empresarial, com a partilha da experiência brasileira nestas matérias, trazida pelos representantes de associações brasileiras congéneres da APECATE, a ABETA e a ABEOC, seguindo-se dois workshops sectoriais sobre o Selo de Qualidade da APECATE para as empresas organizadoras de Congressos e Eventos e para as empresas de Animação Turística. “Foi claro o interesse e apoio dos presentes nestes workshops, o que comprova a importância que, hoje, as empresas atribuem à qualificação e à certificação como factores diferenciadores no mercado”, acrescenta Ana Barbosa.

A Promoção no Mercado Externo foi o outro tema central no congresso que contou com uma comunicação de fundo, entregue a Vítor Neto, Presidente da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e uma mesa-redonda com decisores das agências regionais de promoção turística. Sublinhou-se o bom ano turístico que aconteceu em 2013 e foram debatidas as especificidades da promoção de Portugal no mercado externo. “Deste debate podemos reter, especialmente, que a grande riqueza turística de Portugal radica na diversidade concentrada dos seus recursos e produtos, pelo que é fundamental uma correcta articulação entre as políticas regionais e a política nacional de promoção turística”

Na sessão de encerramento, a APECATE e a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) assinaram um acordo de cooperação e foi apresentado o projecto da 1º edição dos Prémios APECATE.

Esta sessão contou com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, que proferiu umas breves palavras de estímulo aos empresários e de incentivo ao contacto com o Turismo de Portugal.

Mais informação em http://www.apecate.pt/2congresso/Default.htm

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta