1ª ObservaRia – Estarreja 2014

0

12 e 13 de abril – Feira dedicada ao Turismo de Natureza e à Observação de Aves. Estarreja é um destino privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha.

Agendada para os dias 12 e 13 de abril de 2014, no Multiusos, Parque Municipal do Antuã e Percursos BioRia, a ObservaRia é uma feira internacional dedicada ao Turismo Ornitológico e à Observação de Aves e prevê a realização de conferências, atividades ao ar livre (passeios pedestres, moliceiro, bateira erveira, kayak, veículo elétrico), workshops e ateliês, tendo como horizonte a beleza natural da zona ribeirinha e dos Percursos BioRia.

Palestrantes

Killian Mullarney

Palestra “The Art of Bird Identification: a Forty Year Perspective on Birding and Field Guides”

Workshop de ilustração e observação de aves “Taking a closer look at birds; some tips on field-observation and sketching as well as the interpretation of photographs” (2 horas em sala e 2 horas no campo – Percurso BioRia)

Killian Mullarney é um dos melhores ilustradores a nível mundial e autor do mais completo guia de aves da Europa. Residente na Irlanda, Killian Mullarney é um dos especialistas de aves mais conhecidos na Europa. Foi coautor do aclamado livro “Aves da Europa” com Lars Svensson, Dan Zetterström e Peter Grant. O seu trabalho está também em destaque no “National Geographic Society’s Field Guide to Birds of North America” e numa extensa série de selos de aves para a Irlanda, bem como no livro “Petrels: Noite e dia”. Killian é membro do Comité de Aves Raras da Irlanda, identificador e consultor da Birding World e editor de consultadoria da Dutch Birding.

René Pop

Palestra “Photographing Birds Over the Years”

Workshop “Bird Photography with René Pop” (2 horas em sala e 2 horas no campo – Percurso BioRia)

René Pop é um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, colaborador da revista Dutch Birding. Na década de 1970, fez carreira num conhecido laboratório fotográfico em Rotterdam. Com excelência transitou da fotografia analógica para a digital. Enquanto isso, era um observador de aves, principalmente de raridades, na Holanda e noutros países procurando-as para fotografar. Combina as suas habilidades fotográficas profissionais, tanto no campo como atrás do ecrã do computador, com um amplo conhecimento e experiência ornitológico. Nos últimos anos, é-lhe atribuída a uma grande variedade de livros. Atualmente, contribuiu para handbook fotográfico da obra “Western Palearctic Birds”, de Hadoram Shirihai e Lars Svensson.

David Lindo

Palestra “How To Be An Urban Birder”

Workshop “Urban Birding With David Lindo” (1 hora em sala e 3 horas no campo – Percurso na cidade)

Conhecido como “Urban Birder”, David Lindo é um conceituado observador de aves do Reino Unido, autor do livro “The Urban Birder”, apresentador de diversos programas sobre aves e de natureza, incluindo programas da BBC. A sua missão é dar a conhecer todo um mundo de vida selvagem nas cidades e surpreender as pessoas com a variedade de aves encontrada nos centros urbanos. Nasceu com ele a paixão pela vida selvagem e, em especial pela observação de aves, tendo desenvolvido desde muito novo um conhecimento enciclopédico das espécies da Grã-Bretanha, Europa e Norte de África. Levava os seus colegas de escola em visitas guiadas que organizava! Quando não está a percorrer o mundo a estudar a vida selvagem urbana, observa aves em Wormwood Scrubs, nos arredores de Londres.

Organização:

Município de Estarreja

ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Parcerias:

Birds & Nature Tours

SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Universidade de Aveiro – Unidade de Vida Selvagem Dbio

Turismo do Centro de Portugal

Local: Parque Municipal do Antuã, Multiusos [GPS: 40.7536111 | -8.5652778] e Percursos BioRia

Info: BioRia/ Câmara Municipal de Estarreja T. +351 234 840 600 | 962 932 912

E. observaria@cm-estarreja.pt / http://www.bioria.com/observaria

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta