A cor nos minerais | XXVIII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis

0

A que se deve a cor nos minerais? Porque variam as cores de cada mineral? Podemos identificar minerais com base na cor? Estas são questões que interessam à generalidade dos amantes dos minerais. Uma outra poderá ser “qual a cor dos minerais às escuras?”

E que dizer da cor das gemas, que tanto condiciona o seu valor?

As respostas nem sempre são únicas, ou simples. Podemos considerar uma boa dúzia de causas da cor nos minerais. Por exemplo, as cores maravilhosas da opala (Boulder Opal) que ilustra o cartaz da Feira, este ano, são devidas a um fenómeno bem conhecido em óptica, a difração, que a opala produz devido à sua estrutura em criptoesferas de sílica acompanhada por moléculas de água. Durante a Feira teremos oportunidade de desenvolver estes temas, de forma simples e agradável.

A cor é um dos grandes atrativos dos minerais, pelas suas variações quase infinitas, que fazem dos minerais objetos de grande beleza. Uma visita à “Feira dos Minerais” demonstra isso mesmo. Vale a pena observar a expressão de espanto e deleite  de quantos a visitam pela primeira vez, sobretudo os mais novos.

Programa completo em http://www.mnhnc.ulisboa.pt/pls/portal/docs/1/490677.PDF

De 5 de Dezembro de 2014 a 8 de Dezembro de 2014 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa. Entrada livre

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta