Colóquio Internacional sobre Caminhos de Santiago vai ter continuidade em 2015

0

No último fim de semana (29 e 30 de Novembro) decorreu, em S. Pedro de Rates, o Colóquio Internacional Caminhos de Santiago reunindo vários intervenientes portugueses e da vizinha região, Galiza.

Em face do êxito alcançado pelo Colóquio, foi proposta nas conclusões do evento que este tenha continuidade e que, em 2015, o tema dos trabalhos seja “O Românico no Caminho de Santiago”. Foi ainda proposto que, dado existirem condições, seja criada uma cadeira de nível universitário dedicada ao estudo dos Caminhos de Santiago, em Rates. “Refira-se que na Europa só existe na Universidade de Navarra uma cadeira de nível universitário, com as caraterísticas daquelas que pretendemos implementar em Rates”, refere a ata de conclusão do encontro, onde se pode ler também que deverá ser criada uma comissão alargada entre o Norte de Portugal e a Galiza para estudar a possibilidade de apresentação de uma candidatura à UNESCO para elevar “O Caminho de Santiago” a património da humanidade.

Na abertura dos trabalhos, estiveram presentes a Vereadora do Desenvolvimento Socioeconómico, Lucinda Delgado, e o Vereador da Cultura e Vice-Presidente, Luís Diamantino. O autarca lembrou que “Rates, que é o ponto central do Caminho Central (daqui também irradiava para o Caminho da Costa para a Barca do Lago), dizia eu que Rates tomou a iniciativa pioneira de abrir o 1º albergue da era moderna para esses peregrinos. Este caminho, hoje, funciona nos dois sentidos e também aqui Rates é o ponto central, em linha reta, do percurso entre Santiago e Fátima”.

Luís Diamantino sublinhou a centralidade da vila, que tem uma “privilegiada posição geográfica”, já que é em Rates que se dá o “ponto de encontro de caminhos”. E reforçou: “Aqui, a vida não é uma encruzilhada: faz sentido, encontra rumo, sabemos para onde queremos ir”. Fonte: C.M. Póvoa do Varzim

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta