Comboios Intercidades já podem transportar bicicletas

0

A CP anunciou que vai ser possível transportar bicicletas nos comboios Intercidades mas com algumas limitações.

O serviço não está ainda disponível em todos os percursos, mas ao longo deste ano o material circulante irá ser adaptado para o efeito. A CP conta ter este processo concluído até meados de 2016.

Esta iniciativa da CP vem parcialmente ao encontro das necessidades dos utilizadores mas, parece-nos insuficiente. Na implementação destas medidas não foi tida em conta o Turismo em Bicicleta com inúmeros utilizadores nacionais e estrangeiros. Outro ponto importante e para o qual não temos informação é, o da facilidade de acesso da bicicleta à carruagem. Portas estreitas e degraus dificulta a vida ao utilizador.
Comboios Intercidades Lisboa – Porto / Braga / Guimarães

As carruagens de 2ª classe destes comboios Intercidades possuem suportes específicos para o transporte de bicicletas tradicionais, permitindo o transporte de 2 bicicletas por carruagem.

Condições particulares:

– Apenas é permitido o transporte de uma bicicleta tradicional por passageiro;

– O peso da bicicleta deve ser igual ou inferior a 15 kg;

– O transporte de bicicletas está condicionado à disponibilidade dos lugares destinados a esse efeito – lugares 15 e 17 das carruagens de 2.ª classe. No caso destes lugares já não se encontrarem disponíveis, apenas é possível transportar bicicletas se as mesmas se encontrarem dobradas ou desmontadas e acondicionadas no espaço disponível para bagagem, não sendo admitida mais do que uma bicicleta por passageiro.

– Em qualquer das situações, o transporte de bicicletas é gratuito.

Comboios Intercidades Beira Baixa (Lisboa – Castelo Branco – Covilhã)

É permitido o transporte de uma bicicleta por passageiro e comboio, nos comboios Intercidades da Beira Baixa.

Condições particulares:

– Apenas é permitido o transporte de uma bicicleta tradicional por passageiro e comboio;

– O transporte de bicicletas está condicionado à disponibilidade do lugar destinado a esse efeito – lugar 3 da Carruagem 2. (A bicicleta é transportada na carruagem nº 1, no espaço destinado para o efeito). No caso deste lugar já não se encontrar disponível, apenas é possível transportar bicicletas se as mesmas se encontrarem dobradas ou desmontadas e acondicionadas no espaço disponível para bagagem, não sendo admitida mais do que uma bicicleta por passageiro.

– Em qualquer das situações, o transporte de bicicletas é gratuito.

Intercidades das linhas da Beira Alta, Alentejo e Sul

As bicicletas podem ser transportadas desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro. Este transporte é gratuito.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta