Portugal vai ter Trilho Internacional dos Apalaches

0

A partir de março, Portugal vai passar a ter um dos Trilhos Internacionais dos Apalaches – “o maior trilho de pegadas humanas do mundo”, visitado anualmente por 4 milhões de pessoas, sendo um dos ícones mundiais do pedestrianismo. Situado no continente americano, o IAT original tem 3.500 km e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, passando por 14 estados dos EUA. O percurso português consiste numa Grande Rota com cerca de 37 km situada integralmente na Serra do Muradal, concelho de Oleiros. O seu nome “Grande Rota Muradal-Pangeia” faz alusão à emblemática montanha quartzítica onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente e consequentemente, a região do Maciço Ibérico.

Conhecida oficialmente como GR 38 – Grande Rota Muradal Pangeia, “o trilho português dos Apalaches” consiste numa aproximação entre o continente americano e o europeu e vai ser inaugurada em Oleiros no dia 28 de março, prometendo ser uma das maiores atrações turísticas da região.

A inauguração irá anteceder a ocorrência da prova portuguesa do Trans Pangean Challenge, uma das mais reputadas e desafiantes competições de ultra running em todo o mundo que se realiza em Portugal, de 19 a 25 de abril, devido à existência deste Trilho dos Apalaches. Por outro lado, a inauguração coincidirá com a época pascal e com a realização do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, pelo que a celebração se prolonga até domingo, com algumas alusões a este acontecimento, durante o dia, na vila de Oleiros. Fonte: C.M. Oleiros

[mappress]
Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta