ASE e os acessos à Serra da Estrela

0

A ASE – Amigos da Serra da Estrela reagiu, em comunicado, aos sucessivos encerramentos da estrada que dá acesso ao Planalto Superior da Serra da Estrela e aos comentários de alguns responsáveis da região da Serra da Estrela .

As reacções ao sistemático encerramento da estrada 339 que atravessa o Planalto Superior da Serra da Estrela quando neva, veio demonstrar a oportunidade da realização do encontro promovido pela ASE, no dia 23 de Janeiro, onde se apresentaram propostas alternativas ao turismo que se promove na Serra da Estrela e uma profunda alteração no sistema viário.

Por outro lado continua a verificar-se a confrangedora mobilização de alguns autarcas serranos contestando o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Centro de Limpeza da Neve;

Em vez de nos alongarmos demasiado com adjectivações, será melhor que as entidades com responsabilidades na Serra da Estrela tenham agora a humildade de avaliar as propostas que apresentámos no Encontro, melhorando-as ou rejeitando-as por outras melhores.

Embora tenham todas sido convidadas para a apresentação das propostas que têm estado a ser referidas nos mais diversos meios de difusão, foram poucas as entidades que quiseram partilhar as ideias apresentadas por uma associação cívica como a ASE, com mais de 1.000 associados, com 33 anos de vivência e associados com mais de 50 de experiência na serra.

Quem o exige são os milhares de turistas que reclamam melhor acessibilidade à Torre; são os comerciantes que querem ver as suas condições de vida mais garantidas; são as unidades hoteleiras que querem boas taxas de ocupação e clientes mais satisfeitos. Mas acima de tudo, que passemos a ter uma Serra da Estrela mais desfrutada e protegida.

Protecção do meio natural; mais ecologia; melhor ambiente (não nos esqueçamos que a Serra da Estrela dá de beber a 40% da população portuguesa); mais segurança; um desenvolvimento sustentável; integração plena das populações serranas nos processos de desenvolvimento do turismo que se deseja para todo o ano – tudo isto está nas propostas que apresentámos.

Que os não serranos ainda tenham dúvidas quanto às situações que se passam todos os anos com o encerramento da estrada do Planalto Superior, é aceitável.

Mas preocupa-nos muito que alguns serranos, com responsabilidades na administração do nosso território, ainda não tenham ultrapassado essa fase!”

Fotografia: ©http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/2012/06/serra-da-estrela.html

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta