14 de Março: Valença à Descoberta do Biótipo da Veiga da Mira

0

A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o novo Trilho Pedestre Interpretativo do Biótipo da Veiga da Mira, com uma caminhada sábado, 14 de março. Um percurso de pequena rota, com a extensão de 12 Km’s, complementar à Ecopista do rio Minho.

A caminhada sai do Parque da Senhora da Cabeça, às 9h00, desenvolvendo-se pelas freguesias de Cristelo Côvo, Arão e São Pedro da Torre, com uma duração previsível de 4h30.

O trilho pedestre da Veiga da Mira entra no interior do Biótipo permitindo uma melhor leitura e apreciação deste espaço natural com uma área de 300 hectares, uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho.

A Câmara de Valença criou um Observatório de Avifauna, colocou painéis interpretativos da fauna e flora, placas de orientação e espaços de descanso com bancos e mesas. Estruturas a partir das quais é possível explorar a riqueza natural do biótipo.

Este percurso pedestre é fundamental para que o visitante possa conhecer as diferentes espécies e os habitats, sem que interfira com o equilíbrio ecológico do Biótipo. Um percurso que vem enriquecer, também, a Ecopista do Rio Minho que atravessa toda a frente ribeirinha do concelho.

O trilho da Veiga da Mira é o primeiro do calendário anual da Rede de Trilhos da Eurocidade que ao longo do ano proporcionará 17 caminhadas.

Para Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Valença cumpre um desejo antigo de valorizar e preservar as riquezas ambientais da Veiga da Mira e dá mais um passo na potencialização do turismo de natureza”.

Trilho Veiga da Mira – Coordenadas do ponto de saída – Parque da Senhora da Cabeça: 42°1’26.00″N/8°39’25.99″W

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta