Oleiros promove Trilho dos Apalaches na BTL

0

Na sequência da sua participação no passado mês de janeiro na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, o Município de Oleiros marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a qual decorreu na FIL, de 25 de fevereiro a 1 de março, estando presente simultaneamente nos stands do Centro Portugal e do Geopark Naturtejo.

Durante os 5 dias de duração do certame, um grupo de elementos da Companhia de Teatro Viv´Arte vestidos com trajes do período Neolítico andaram pelo recinto a promover Oleiros e o Trilho Internacional dos Apalaches português. Para além da entrega de material promocional referente a este novo produto turístico de escala nacional, o grupo de exploradores, vindos de um povoado localizado na serra do Muradal, viajou para o sul rumo a Lisboa, a fim de encontrar pessoas que estivessem dispostas a regressar com eles ao povoado, pois as terras que cultivavam tinham sido atacadas por tribos inimigas.

Precisavam por isso de aumentar o número de habitantes para se poderem defender dos constantes ataques. Para os cativar, falavam aos que iam encontrando na BTL das maravilhas da sua terra: das boas terras para cultivar, dos vales profundos repletos de caça e dos altos picos, cheios de pedra de cortar e afiar, onde nos sentimos mais perto dos deuses.

A inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português, correspondente à GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia, estende-se por dois dias: 28 e 29 de março. A participação é gratuita e as inscrições são limitadas, decorrendo até o dia 20 de março: no Posto de Turismo de Oleiros (272 681 008), Naturtejo (272 320 176), Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (272 654 670), Junta de Freguesia de Orvalho (272 746 399) e Junta de Freguesia de Sarnadas de S. Simão (272 654 705). No ato da inscrição, os interessados deverão facultar o nome completo, morada, contacto telefónico e data de nascimento.

O evento estende-se por dois dias e no primeiro (sábado) será a cerimónia oficial de inauguração e o passeio propriamente dito com o encontro das comunidades que habitam em torno da Serra do Muradal, o reforço alimentar, música folk e representações teatrais de época a cargo dos Viv´Arte. No final da jornada haverá uma Ceia Lusitana.

No dia seguinte, domingo (29 de março), quem estiver por Oleiros pode ainda participar no passeio pedestre Pinhal Total e almoçar num dos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Pelas 15H haverá uma demonstração teatral de época, também a cargo dos Viv´Arte, no Jardim Municipal de Oleiros. À hora do jantar, para quem ainda não tiver degustado as famosas iguarias gastronómicas Oleirenses, pode ainda fazê-lo num dos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta