Secretário de Estado do Desporto inaugurou Centro de BTT de Vouzela

0

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, inaugurou no passado domingo, dia 8 de março, o centro de BTT de Vouzela, numa cerimónia onde marcaram também presença o Presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta e os deputados da Assembleia da República Pedro Alves, João Figueiredo e Ester Vargas.

Trata-se do primeiro centro de BTT do distrito homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com uma rede de 200 km de trilhos sinalizados, com quatro níveis de dificuldade, passando por todas as freguesias do concelho.

Um equipamento muito elogiado pelo Secretário de Estado do Desporto, já que na sua opinião “representa o espírito de entreajuda que permitiu estabelecer parcerias que desencadearam a criação do centro. Este é um bom exemplo para todo o território”.

Emídio Guerreiro considera importante que estes projetos se repliquem pelo país, “para se conseguir criar uma forte rede, tendo em vista o fomento da prática desportiva numa altura em que há cada vez mais pessoas a praticar desporto em Portugal”.

Para o governante, “desporto não é só a simples competição, tem também associada toda uma cadeia de valores, na medida em que os eventos levam às regiões muitos atletas, o que se traduz diretamente no número de dormidas e refeições”, sublinhou.

Ideia também partilhada pelo Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, que vê neste centro de BTT mais uma oportunidade de impulsionar a economia local. “Este é um projeto que demonstra aquilo que Vouzela tem de diferenciador: as paisagens e o turismo. Dar a conhecer o concelho através dos desportos de natureza tem de ser uma alavanca do nosso desenvolvimento”, lembrou.

Na sua intervenção, o autarca elogiou o trabalho e o “impulso decisivo” da Associação Vasconha BTT Vouzela à concretização do centro de BTT, à Federação Portuguesa de Ciclismo pelo apoio e colaboração no processo de homologação e aos técnicos da autarquia pelo empenho na implementação de um projeto que demorou cerca de 5 anos a ficar concluído.

Este é o quarto centro de BTT do país e disponibiliza estação de serviço para bicicletas, banhos e aluguer de GPS.

O valor global do projeto ronda os 60 mil euros, tendo sido financiado em 75% pelo ProDer.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta