Porque olhavam os antigos para o céu? Estrelas, lua e sol nos mitos e nas tradições populares

0

Percurso pedestre com o físico Cândido Marciano e a arqueóloga Catarina Oliveira no dia 29 Agosto (Sábado). Ponto de encontro: 21.00 em Santa Rita

Pastores, camponeses e pescadores conheciam o firmamento, as estrelas e constelações, pelo nome que lhes davam os antepassados: setestrelo, estrela da manhã ou estrela do pastor, três marias, cadeira de S. Pedro ou estrela do norte. Da sua observação procuravam elementos para se orientarem no mar e na terra, saberem as horas, preverem o tempo e escolherem a melhor altura para sementeiras, colheitas ou para a pesca, … Na tradição popular, amuletos, rezas e dizeres atestam a antiguidade das crenças ligadas à lua, como as influências malignas nas crianças (mal de lua), que se protegiam com amuletos, ou encomendando-as à nascença à lua como madrinha, bem como do determinismo lunar no crescimento da vegetação, na meteorologia, nas marés ou nos partos. Sabemos também que do firmamento o homem extraiu os ciclos temporais, organizou os calendários, celebrou dias festivos – como o Natal, Páscoa e S. João marcados pelos equinócios e solstícios – e fez nascer deuses e heróis.

O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela propõe uma viagem pela mitologia e tradições populares portuguesas a partir dos planetas e constelações visíveis nesta altura do ano.

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, na cisterna de Cacela Velha ou no obelisco da Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel./ Fax: 281 952600| ciipcacela@gmail.com |http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Valor de inscrição – 3€

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta